Primeiro a boa ou a má notícia? A boa notícia é que a grande maioria das pessoas que utilizam sites de encontros são honestas. A má notícia é que também existem pessoas desonestas e até burlões na Internet, e é por isso que deve tomar nota das regras de ouro para utilizar sites de encontros.
Independentemente das suas intenções, se não fosse a Internet nunca conseguiria conhecer certas pessoas, mas o problema é com o avanço das novas tecnologias e massificação das aplicações e sites de relacionamentos, aumentam também as tentativas de fraude, entre outras deceções de menor impacto.
Só para ter uma ideia, num estudo do Pew Research Center de 2020, mais de 50% das mulheres entrevistadas alega ter sofrido algum tipo de assédio em sites e aplicativos de relacionamentos: de mensagens ou imagens sexualmente explícitas a ameaças de lesões corporais. Portanto, não arrisque! Continue a ler para conhecer as principais regras para utilizar sites de encontros.
5 Regras de ouro para utilizar sites de encontros
Se o seu objetivo é conhecer pessoas novas, o ideal é ficar agradavelmente surpreendida(o) e não ter uma surpresa desagradável, mas para isso tem de seguir algumas regras para utilizar um site de encontros. No fundo trata-se de um conjunto de boas práticas que a(o) vão ajudar a encontrar as aplicações e os sites de namoro mais seguros e ao mesmo tempo, permitir identificar utilizadores mal-intencionados e esquemas fraudulentos na Internet.
1. Utilize apenas sites de encontros fidedignos
Esta é a primeira regra de ouro para utilizar sites de encontros, e para a seguir tem de conseguir validar o nível de segurança da plataforma. Como o fazer? É simples! Basta verificar se o site de encontros possui uma política de privacidade e segurança transparente que proíba, entre outras coisas, a criação de perfis falsos e o envio de mensagens automáticas. Possui? Então pode inscrever-se, mas fique atenta(o) à validação: se o site não lhe enviar um email para ativar a conta, desconfie!
O site de encontros enviou o email? Ótimo, mas não pode ficar totalmente descansada(o). Agora é tempo de fazer a sua própria análise para ver se o site fomenta um ambiente de respeito ou se, pelo contrário, permite a publicação de pornografia, mensagens explícitas ou publicidade. Se encontrar alguma destas coisas ou outro comportamento suspeito, é melhor procurar por outra plataforma de relacionamentos.
Leia também o nosso artigo sobre segurança em sites de relacionamentos!
2. Não partilhe os seus dados pessoais
Conheceu alguém interessante que lhe pediu a morada ou o número de telefone? Não partilhe dados pessoas por enquanto! Esta é a segunda regra de outro para utilizar sites de encontros. Até ganhar confiança e conhecer essa pessoa, fique-se por informações pessoais neutras, como o nome, idade, profissão e zona em que vive. E, escusado será dizer, não partilhe fotos ou informações íntimas sobre si para que ninguém tente chantageá-la(o).
3. Não acredite em tudo o que lhe dizem
Mesmo os sites mais seguros e com políticas de segurança e privacidade apertadas, têm utilizadores desonestos que se aproveitam da boa vontade e carência afetiva de outros utilizadores para extorquir dinheiro ou qualquer tipo de favor. No entanto, se seguir a regra número três - não acreditar em tudo o que vê e lê - consegue precaver-se. Ou seja, se a pessoa em causa parece ter-se apaixonado perdidamente por si, sem mais nem porquê, faça o seguinte: tente marcar um encontro presencial e veja qual é a reação. Desculpas atrás de desculpas para não comparecer a um encontro presencial? Aí há gato! Desista desse relacionamento ou pelo menos comece a ter mais cuidado com o que partilha.
4. Se estiver desconfiada(o), faça as suas próprias pesquisas
Não conseguiu agendar um encontro com essa pessoa que está, supostamente, encantada consigo e com a qual gostava de encetar um relacionamento? Tente um telefonema? Essa pessoa também não se está a mostrar disponível para falar por telefone e insiste em conversas por mensagens? Hum... é caso para seguir a regra número 4 para utilizar sites de encontros, ou seja, fazer uma pesquisa por imagens no Google, utilizando as fotos de perfil desse utilizador. O quê? O utilizador nem tem fotografias no perfil? Então, verifique em redes sociais ou volte ao Google para pesquisar por alguns parágrafos das mensagens que lhe tem enviado por chat ou email para ver se não foram identificados como burla. E se descobrir um burlão, não hesite em reportar ao site de relacionamentos em causa e à Polícia Judiciária.
5. Cuidados redobrados no primeiro encontro
Sim, já percebeu que a Internet facilita o contato com novas pessoas e até propícia o desenvolvimento de romances, mas há que ter algum cuidado para passar do virtual para um encontro na vida real. Esta é a quinta regra para utilizar sites de encontros com toda a segurança.
Se já falaram por chat, se já falaram por telefone e até por videochamada, e acabaram por combinar um encontro presencial, marque o encontro num local público e movimentado. Se estiver inseguro em relação à pessoa com que se vai encontrar, peça a um amigo para entrar em contato consigo durante o encontro, para verificar se está tudo bem. E por fim, nunca permita que a(o) levem a casa no primeiro encontro.
Com dificuldade em marcar o primeiro date? Clique aqui e siga as 6 etapas para passar do chat ao encontro presencial?
O primeiro encontro correu lindamente? Mas que bom! Isso é sinal de que seguiu as regras para utilizar um site de encontros sem correr riscos. Então, a partir daqui o nosso conselho é só um: aproveite e divirta-se!
Um comentário
Melhores regras para ter em conta é possuir valores morais que nos façam tratar tão bem o próximo como trataríamos de família. Não interessa tentar mudar o que é imutável.