Blog que avalia e compara sites de encontros

Segurança em sites de relacionamentos: como verificar?

04 de Dezembro, 2020
Segurança em sites de relacionamentos: como verificar?

Numa altura em que tanto se fala em dark net, é natural que tenha receio de dark dates. Mas a verdade é que os sites de relacionamentos são, grosso modo, seguros e fiáveis e pode publicar sem receio, mensagens, fotos e vídeos para encantar pretendentes. Prova disso é que estes sites e aplicativos de encontros são campeões de acessos e promotores de muitos relacionamentos.

Se anda a adiar a inscrição num site de relacionamentos porque receia pelos seus dados, chegou ao artigo certo! Vamos falar-lhe de algumas formas que, apesar de não serem infalíveis, podem auxiliá-lo de forma rápida e fácil nessa tarefa de encontrar um site seguro para namorar à vontade.

Claro que, tratando-se de uma plataforma na Internet, são necessários cuidados, sim, porque além de si e de outras pessoas que apenas procuram uma boa companhia, há membros mal-intencionados que podem tentar roubar dados pessoais e até informações bancárias de utilizadores mais descuidados. Mas (se seguir estas dicas) não será o seu caso!

Como verificar os níveis de segurança em sites de relacionamentos?

Basta seguir os conselhos que lhe vamos dar de seguida, para conseguir manter a confiabilidade dos seus dados (e se for o caso, fazer o pagamento da inscrição de forma segura) sem ter de prescindir de conhecer e conviver com novas pessoas em sites de relacionamentos.

1. Ferramentas de segurança do navegador

Em primeiro lugar, e antes mesmo de partir à procura de sites de relacionamentos seguros, onde possa descobrir o amor, convém verificar se o seu navegador está a usar recursos de segurança para o manter a salvo na Internet.

Na maioria dos casos, tratam-se de recursos que até já estão integrados no navegador e que bloqueiam automaticamente pop-ups, desativam conteúdos inseguros em flash, impedem downloads maliciosos e rastreamentos e até controlam os sites onde pode usar microfone e camara.

Verifique também as suas configurações de privacidade e segurança, pois as configurações padrão podem não ser suficientes para o deixar tranquilo.

2. Ferramentas de segurança web

Também é importante instalar um bom antivírus no seu computador (ou smartphone) para evitar vírus e malwares que podem chegar, por exemplo, através de um anexo num email malicioso.

3. Pesquisa de permissões

E o próximo passo é pesquisar e verificar permissões antes de instalar uma aplicação de encontros ou inscrever-se num site de relacionamentos, para não cometer o erro de instalar, sem querer, um software maligno.

Se não sabe como escolher um site de encontros, clique aqui!

4. Endereço do site

Tratando-se de um site, verifique se o endereço exibe a sigla HTTP com a letra “s” no final (HTTPS). Isso significa que a segurança da página é criptografada e as transações podem ser feitas de forma segura.

Também pode procurar na barra de navegação por um ícone em forma de cadeado. Se lá estiver, significa que a ligação é criptografada e livre de espionagem.

Regra geral, sites um “s” a mais e o ícone do cadeado são sites seguros e têm um certificado SSL confiável.

5. Selo de segurança

De seguida, procure pelo selo de segurança. Se ele existir, o site é confiável para partilha de dados e pagamento de serviços. Pelo menos assim o indica o órgão emissor do selo. Pode ser um selo do certificado SSL ou de outros emissores, o que importa é encontrar algum no site, durante o processo de pagamento (se for o caso), pois isso significa que existe uma empresa a zelar para que a comunicação que vai estabelecer com a administração do site não seja intercetada ou modificada.

segurança e privacidade

6. Política de privacidade

A política de privacidade é outro ponto importante que lhe pode garantir a segurança em sites de relacionamentos.

Regra geral, os sites de relacionamentos possuem uma política de privacidade e segurança clara que, por exemplo, proíbe a criação de perfis falsos, envio de mensagens automáticas e até comportamentos considerados inadequados, como publicação de fotografias pornográficas, mensagens explícitas, publicidade e Spam.

Acredite que se o site de namoros em causa gozar de boa reputação, tem uma página com a política de privacidade, pois trata-se de uma exigência legal em Portugal e noutros países.

Efetivamente, a maioria dos sites de relacionamentos tem bastante cuidado com a informação dos seus utilizadores, validando perfis e fotografias e garantindo que as informações recolhidas – e trocadas entre membros – são confidenciais, sujeitas ao sigilo profissional e intransmissíveis para terceiros.

Em suma, um site de namoros credível é aquele que não permite o acesso aos dados de um membro registado, a não ser que esse membro o permita.

7. Denúncia de comportamentos incorretos

Quer mais uma forma de verificar a preocupação dos sites de encontros com a segurança dos seus utilizadores? Veja se permitem a denúncia de comportamentos incorretos, conteúdo ilícito ou utilização indevida. Essa é a prova de que, pelo menos, os membros podem e devem reportar comportamentos suspeitos.

8. Pagamentos

Como sabe, embora a esmagadora maioria dos sites de relacionamentos não cobre vintém às senhoras, os homens costumam pagar uma subscrição para utilizar estes serviços. Essa subscrição ou mensalidade pode ser paga de várias formas, de transferência bancária a PayPal ou cartão de crédito e, como tal, deve poder ser realizada com toda a segurança. Porém, tal como o pagamento de um produto numa loja online ainda pode gerar desconfiança, também nos sites de namoros pode retrair potenciais utilizadores. Mas a verdade é que não tem nada a temer! Se seguiu todos os passos que enunciámos até agora, pode efetuar o pagamento com tranquilidade porque estes sites costumam ter sistemas de segurança muito seguros.

9. Contactos

E se ainda assim tem dúvidas sobre a segurança em sites de relacionamentos, não hesite em ligar ou enviar um email à empresa que gere a plataforma onde gostava de se inscrever. Procure na página de “contactos” ou na página “sobre nós”, porque um site fidedigno tem sempre uma forma de oferecer apoio ao cliente.

E para que fique ainda mais descansado em relação à segurança em sites de relacionamentos, venha dai conhecer a nossa lista de campeões: os melhores sites de encontros!



2 comentários

  • Fernando 4 dez 2020, às 14:47

    O principa problema está na utilização dos nossos dados contra nós próprios. Aconselho a verem o filme O Dilema das Redes Sociais da Netflix. Muito instrutivo.

  • Rita 9 dez 2020, às 20:38

    Sinceramente nunca tinha reparado nessas coisas, vou começar a ser + cuidadosa

Comente o artigo

Campos obrigatórios *