Nasceram um para o outro! São almas gémeas ou… são incompatíveis! Como água e azeite! Sempre a discutir! Há casais que se entendem melhor e outros que ficam pelo caminho presos em divórcios que eram expectáveis, não é verdade? E isso porquê? Porque depois da paixão, do encanto dos primeiros tempos de namoro, não souberam ouvir os alertas: ciúme doentio, valores diferentes, teimosia, vingança, egoísmo, incapacidade de perceberem as necessidades um do outro… eis alguns dos motivos que podem levar um casal à separação.
Por muitos tipos de casal que sejam inquiridos em estudos sobre relacionamentos, ainda não se descobriu o tónico de um casamento feliz, mas identificaram-se alguns tipos de casais com maior probabilidade de se virem a separar. Quer conhecê-los?
Casal com grande diferença de idades
Um casal com grande diferença de idades é capaz de não durar muito porque existe uma diferença geracional que pode colocar as pessoas em diferentes etapas da vida e com diferentes objetivos futuros. E isso pode ditar a separação.
Casal desigual
Num casal desigual, um dos elementos faz um grande investimento emocional na relação enquanto o outro se limita a ser amado e por isso é natural que a relação termine, pois um romance duradouro é aquele em que ambos se esforçam em proporções idênticas.
Casal com valores diferentes
Dizem os especialistas que no que toca a romances, os opostos não se atraem. A maioria dos casamentos longos assenta na semelhança de valores, e até de personalidade e atividades desportivas e recreativas. Se uma pessoa preza a liberdade e a aventura, por exemplo, não vai conseguir ficar muito tempo ao lado de uma pessoa que ambiciona constituir família num ambiente tranquilo. E se bem que pequenas diferenças de pensamento e costumes não comprometam uma relação, um casal com valores diferentes (família, amigos, trabalho…) traz o anúncio de um desenlace.
E se isso acontecer e ficar solteiro de novo, clique aqui e conheça 10 dicas para superar a solidão.
Casal narcisista
Um casal narcisista ou em que pelo menos um dos elementos é narcisista e só pensa em si próprio, não tem futuro porque estas pessoas não foram feitas para viver uma relação, já que têm uma capacidade de amar alguém, que não eles mesmos, muito reduzida. E se assim for, o outro elemento acaba por se sentir posto de parte e desistir do relacionamento.
Casal de teimosos
Há primeira vista um casal de teimosos não devia estar condenado, mas a verdade é que havendo uma incapacidade para ceder de ambos os lados, uma recusa em fazer sacrifícios em nome do amor, não há forma de manter um relacionamento porque as discussões serão constantes.
Casal vingativo
Um casal vingativo não tem futuro pura e simplesmente porque se ambos ou pelo menos um dos elementos em lugar de perdoar, se ofender além da conta e se vingar… está a condenar a relação a longo prazo.
Casal sexual
Naturalmente que o sexo é importante para qualquer casal, mas o casal sexual é capaz de não conseguir ir além disso porque faz do sexo a base do relacionamento e como a paixão, o desejo e a luxúria esmorecem com o tempo, este tipo de relação também não tem sucesso a longo prazo.
Casal que não fala de dinheiro
Não é bom estar sempre a discutir por causa de dinheiro, claro, mas não falar de dinheiro também é um sinal de alerta, porque nenhum casal sobrevive debaixo do mesmo teto sem falar de finanças (e quanto mais cedo o fizer, melhor), de modo a tomar decisões conjuntas e consensuais sobre os seus investimentos, despesas, contribuição de cada um para o orçamento familiar, etc.
Casal amor-ódio
Sabe aquele casal “nem contigo nem sem ti”? Não dura muito tempo! E isso porque lhe falta solidez e maturidade para resistir ao passar do tempo e mais tarde ou mais cedo, o cansaço vai-se fazer sentir e o ódio vai acabar por ocupar mais espaço do que o amor.
Casal que não atende às necessidades um do outro
O casal que não atende às necessidades um do outro não funciona, porque por muito boa vontade que haja, não há comunicação, nem compreensão, nem a capacidade de trocar de posição e isso traduz-se numa relação infeliz e pouco proveitosa entre duas pessoas frustradas.
Casal desconfiado
O ciúme é o calcanhar de Aquiles do casal desconfiado e pode geral tamanha desconfiança que o melhor a fazer é avançar para a separação, pois ninguém deve querer ficar numa relação pouco saudável, com uma pessoa em que não confia ou que não confia nela.
Casal pessimista
Uma relação feliz não é necessariamente aquela que resulta em casamento e filhos, mas casais pessimistas que estão numa relação a pensar que a mesma não tem futuro, acabam inevitavelmente por se separar. E de facto, se não conseguirem imaginar um futuro feliz ao lado do(a) companheiro(a), é melhor ficarem por ai.
Se esta temática lhe interessa, não deixe de ler também o nosso artigo sobre os 15 erros a evitar em início de namoro.
Sem comentários