Blog que avalia e compara sites de encontros

Relação ou ralação: saiba se está na altura de terminar o namoro

21 de agosto, 2022
Relação ou ralação: saiba se está na altura de terminar o namoro

An-Do-Li-Tá... Não! Há outras formas de perceber se tem uma relação ou uma ralação! A falta de diálogo, falta de líbido, falta de respeito e falta de amor, são alguns dos sinais que podem indicar que está na altura de terminar o namoro!

Todas as relações amorosas exigem tempo, energia e dedicação, e a sua não é exceção! A magia dos primeiros tempos de namoro acaba sempre por desaparecer e - se não ficarem atentos! - levar com ela toda a cumplicidade e amor que sentiam um pelo outro. Ainda assim, não é fácil tomar a decisão de terminar o namoro ou casamento, assumir o fracasso e ficar só e triste. Por isso, reunimos uma série de indicadores que lhe podem mostrar que ainda há esperança... ou que esse relacionamento tem os dias contados.

Mas afinal, como perceber quando está na altura de terminar o namoro?

Bom, à partida você até já sabe se chegou a altura de terminar o namoro ou não, mas essa decisão ainda está no subconsciente porque - verdade seja dita - não é fácil terminar uma relação, tal como não é fácil pensar com clareza no meio de tantos anseios. Por isso, vamos enumerar alguns sinais que lhe vão mostrar se o seu romance está condenado ao fracasso. Ainda assim, não tome essa decisão por impulso, após uma discussão. Lembre-se que qualquer relação tem momentos de ralação, ou seja, tem discussões e os casais não se separam só porque discutem. Separam-se pela forma como discutem e pelo facto de não conseguirem ultrapassar os problemas.

1. Quando já não existe amor

Básico! Se já não sente amor por essa pessoa, não vale a pena insistir. Mas a questão é assegurar-se de que, de facto, já não sente amor. É não é complicado chegar à resposta. Se não sente interesse, nem atração, nem desejo nem admiração pelo seu companheiro ou companheira, já não sente amor! E, sim, está na altura de partir para outra!

2. Quando não conseguem comunicar

A comunicação é fundamental em qualquer relação, a menos que sejam os dois adivinhos e consigam perceber o que o outro está a sentir e a pensar. De resto, se não conseguem falar e escutar, não conseguem comunicar e isso só pode deteriorar a relação e dar azo a críticas, ameaças, desprezo e (ainda pior!) indiferença e distanciamento. Solução? Terminar o namoro!

3. Quando não existe respeito

Se não respeita ou não é respeitado(a), esqueça esse relacionamento! Um namoro ou casamento só vinga quando existe respeito mútuo e isso significa aceitar as necessidades, desejos, ideias, sentimentos e opiniões do outro, e vice-versa.

4. Quando discutem em demasia

Ainda que consigam resolver parte dos vossos problemas conjugais, se estão constantemente a discutir e a brigar por coisas insignificantes, talvez devam começar a considerar uma separação. E não importa quem é que decide descarregar em quem, importa perceber que no amor devem existir mais momentos felizes do que infelizes e isso leva-nos, precisamente, ao próximo ponto...

5. Quando há mais momentos maus do que bons

É isso! Quando há mais momentos maus que momentos bons na relação, vocês acabam por se lembrar mais dos aspetos negativos do que dos aspetos positivos e isso é meio caminho andado para terminar o namoro.

6. Quando têm valores, expetativas e estilos de vida muito diferentes

Dizem que os opostos se atraem, mas atenção que num relacionamento saudável há sempre um propósito de vida semelhante. Por exemplo, se você só valoriza a família e ele(a) só valoriza o trabalho; se você só pensa em comprar uma casa e ele(a) em comprar um novo carro, a dada altura esse romance vai terminar. Portanto, perceba desde já se têm valores, expetativas e estilos de vida muito diferentes.

7. Quando se sente sozinho(a), apesar de estar com a outra pessoa

Alerta máximo! Se se sente só mesmo quando estão juntos, alguma coisa está mal nesse namoro ou casamento. E mais uma vez, não importa quem se distanciou de quem, importa perceber que se afastaram e que já não estão a partilhar o mesmo propósito de vida nem a usufruir do convívio um com o outro. É uma pena, mas talvez esteja na hora de terminar o namoro...

8. Quando prefere estar sozinho(a) ou com outras pessoas do que com ele(a)

Não obstante ser natural e saudável reservar um tempo só para si ou só para o convívio com os seus amigos, não é normal preferir ficar só ou sair apenas com outras pessoas. Esse comportamento é sintomático de que a relação já não tem presente, quanto mais futuro!

9. Quando pensa no seu futuro, sem incluir o(a) companheiro(a)

Antes não imaginava a sua vida sem essa pessoa, mas agora não imagina um futuro a dois? Mau sinal! Se não consegue fazer planos a longo prazo, desista porque essa relação já não espelha qualquer sinal de cumplicidade ou compromisso.

10. Quando não fazem programas a dois

Claro que nem sempre é possível fazer programas a dois, particularmente no caso de casais com filhos pequenos, mas dando-se o caso de sentir que não há uma só atividade que consigam ou queiram fazer em comum... é melhor terminar o namoro! Algum tempo de qualidade juntos é fundamental para manter e até apimentar a relação.

terminar o namoro

Conheça 10 programas diferentes para fazerem a dois!

11. Quando já não há intimidade nem sexo

Todos os namoros e casamentos passam por fases de abstinência por diversos motivos que não a falta de afeto, mas se perdeu a intimidade há algum tempo e não está a conseguir recuperá-la, fique de olhos bem abertos porque a ausência de intimidade e de sexo pode tornar-se num problema se for a regra e não a exceção.

Mas atenção porque o extremo oposto também não é saudável para uma relação, quando tudo se resume em quatro letras: sexo! É bom, mas não é suficiente para sustentar um romance a médio ou longo prazo.

12. Quando traiu ou foi traído(a)

A infidelidade por si só não é suficiente para terminar uma relação, já que muitos casais acabam por perdoar e até aceitar traições, mas cada caso é um caso e na maioria dos casos, a infidelidade é sinónimo de desrespeito, provoca dor e é sinal de que a relação não está a correr nada bem.

13. Quando pensa em encetar uma relação com outra pessoa

Independentemente de ser uma fantasia ou de estar quase em vias de facto, desejar uma relação com outra pessoa significa que a pessoa que tem a seu lado já não está a satisfazer os seus desejos e necessidades e muito possivelmente, você também já não está a valorizá-la e acarinhá-la como antes. Logo... não é melhor terminar o namoro?

14. Quando existe qualquer tipo de abuso ou violência

Pare tudo! Se existir algum tipo de abuso ou violência na sua relação, termine já. Mesmo que ainda sinta amor por essa pessoa, não vale a pena tolerar agressões físicas ou verbais, violência psicológica, social, sexual ou financeira no namoro ou casamento. É hora de dizer "adeus, até nunca mais!"

Como superar o fim de uma relação?

Se nos está a colocar esta pergunta é porque sabe que vai sofrer e o nosso conselho é simples: aceite, e se quiser chore e ande deprimido(a) durante uns tempos, mas depois faça-se à estrada! Essa relação não tinha pernas para andar e não merece o seu desespero.

E se o vazio for muito difícil de suportar, aceite o desafio: inscreva-se num site de encontros e aproveite o melhor das novas tecnologias para encontrar o seu novo amor e recomeçar!

E já agora... clique aqui para aceder ao guia completo para a primeira vez num site de encontros!


Sem comentários

Comente o artigo

Campos obrigatórios *