Blog que avalia e compara sites de encontros

Guia Completo para a primeira vez num site de encontros

05 de Janeiro, 2021
Guia Completo para a primeira vez num site de encontros

A primeira vez gera ansiedade, nervosismo, insegurança e até medo? Nem por isso! Se ler este guia completo para a primeira vez num site de encontros só vai sentir… Expectativa!

Atreva-se a encontrar o amor, seguindo este passo-a-passo, sem tropeçar em nenhuma indicação!

• Escolher um site de encontros

• Testar, testar, testar

• Criar um (bom) perfil

• Analisar perfis de outros membros

• Começar a interagir

• Desenvolver um relacionamento

Primeira vez num site de encontros | Escolher um site de encontros

Primeira coisa a fazer? Aceder à Internet e procura por um site de encontros que se ajuste ao seu perfil, às suas intenções e necessidades. E não se apoquente porque há plataformas para todas as idades (de jovens a seniores) e para todos os gostos (de pessoas que procuram uma relação séria a pessoas que procuram uma relação ocasional, extraconjugal, sexual, gay…). No entanto, há algumas dicas que deve seguir para não ver as suas intenções defraudadas, sim?

Pesquisar pelo melhor site de encontros

Uma das formas de chegar ao melhor site de encontros é aconselhar-se com amigos mais experientes na matéria. Mas se quer manter o assunto na esfera privada e/ou não tem ninguém com quem se aconselhar, faça pesquisas na Internet. E depois de encontrar o serviço que, aparentemente, vai ao encontro das suas necessidades (amor, amizade, sexo…), entre nesse site ou nesses sites de relacionamentos e verifique algumas características, nomeadamente as medidas de segurança e política de privacidade, sobre as quais vamos falar já de seguida.

Verificar as medidas de segurança e política de privacidade

Para não correr o risco de ver os seus dados pessoais serem divulgados por terceiros, verifique quais as medidas de segurança e política de privacidade de cada site. Normalmente, aplicativos de namoro e sites de relacionamentos têm uma política de privacidade clara e proíbem, por exemplo, a difusão de perfis falsos, envio de mensagens automáticas, comportamentos inadequados, publicidade, etc.

Veja também se existe algum selo de segurança, como o certificado SSL que indica que pode fazer os seus pagamentos com toda a tranquilidade, pois a comunicação que vai estabelecer com a administração do site de encontros, não será intercetada.

Ler as avaliações e comentários de outros utilizadores

Os testemunhos de outros utilizadores de sites de encontros são uma das melhores formas de perceber a reputação dos vários serviços, bem como os sites comparadores como o sites-encontros.pt, que o pode deixar com uma ideia clara da notoriedade das diferentes plataformas.

Procurar pelas funcionalidades dos sites de relacionamentos

Depois de verificada a confiabilidade, procure conhecer as funcionalidades dos sites de relacionamentos ou aplicativos de namoro. Convém que possibilitem a troca de mensagens, chamadas de voz e vídeo, para poder encetar o seu romance, certo?

Comparar preços

Se o preço da subscrição ou mensalidade de um site de encontros for um fator decisivo, deve comparar os valores praticados. Mas saiba desde já que a maioria dos sites de encontros não cobra nada às senhoras. Os homens, esses sim, costumam pagar uma mensalidade, que aumenta consoante as funcionalidades disponíveis.

Primeira vez num site de encontros? Saiba como escolher!

Primeira vez num site de encontros | Testar, testar, testar

Se está indeciso entre vários sites de encontros, a solução é inscrever-se em todos e testar para verificar qual o mais adequado para si.

Regra geral, os sites de relacionamentos oferecem um período de teste gratuito, pelo que o deve aproveitar para explorar a plataforma, mesmo que nessa versão não estejam disponíveis todas as funcionalidades.

Um bom perfil é chave

Primeira vez num site de encontros | Criar um (bom) perfil

Já escolheu o seu site de encontros? Parabéns! Mas a sua jornada não acaba aqui! Agora é tempo de criar um perfil atraente. Saiba como, lendo as sugestões que se seguem!

Escolher um bom nome de utilizador

Claro que tem o direito de manter a sua privacidade e não usar o seu nome verdadeiro no perfil do site de encontros, mas isso não significa que opte por “garanhão78” ou “gatinhafofinha” quando pode usar algo sem conotação sexual que revela indiretamente a sua identidade: escrever o seu nome ao contrário, por exemplo, ou usar um apelido de infância, um nome de uma das suas personagens de banda desenhada preferidas, etc.

Escrever uma descrição sincera

O seu perfil também serve para fazer uma descrição genuína da sua pessoa: gostos, interesses, características e até alguns defeitos. É muito importante que indique também o que pretende no site de encontros e quais as características físicas e psicológicas que mais aprecia noutra pessoa, para receber contactos de membros que se encaixem nesse perfil, procure um relacionamento sério ou caso extraconjugal!

Usar uma boa foto de perfil

Ceda à tentação de usar uma foto em tronco nu tirada na praia há 20 anos atrás. No seu perfil no site de encontros deve ser honesto e exibir uma foto atual. De preferência uma foto de qualidade e com boa resolução em que se veja bem o seu rosto.

Mais informações sobre como escolher uma foto de perfil, aqui!

Primeira vez num site de encontros | Analisar perfis de outros membros

Também é importante que faça uma análise aos perfis de outros membros do site de encontros para verificar, através das descrições e fotografias, se são pessoas comuns ou se, pelo contrário, por ali só andam autênticas modelos e atores de cinema. Se assim for, desconfie!

Verificar a proporção de homens versus mulheres

Não acredite em sites que garantem que têm a mesma percentagem de homens e de mulheres porque em Portugal e no resto da Europa, as mulheres estão cada vez mais recetivas a aplicativos de relacionamentos e sites de encontros, sim, mas continuam a existir mais homens inscritos. Use a funcionalidade de pesquisa com filtros por género e idade para tirar a prova dos nove!

Ver qual o número de utilizadores ativos

De que lhe serve inscrever-se num site com muitos membros, se depois não tem ninguém para meter conversa porque grande parte desses membros já se desinteressaram? É por isso que deve pesquisar pelo número de utilizadores ativos, ou seja, aquelas pessoas que entram na plataforma todos os dias.

Identificar membros perto da sua localização

Se pretende conhecer alguém pessoalmente - e é bem possível que sim - pesquise por localização para averiguar se o site de encontros em causa tem muitos membros na zona onde vive (localidade, concelho, distrito).

Interagir com outros utilizadores

Primeira vez num site de encontros | Começar a interagir

Depois de se inscrever num site de encontros, não fique a aguardar pacientemente que alguém se meta consigo. Se gostou do perfil de uma pessoa, não hesite e envie uma mensagem ou meta conversa no chat, afinal a ideia é interagir com outros membros. Mas sempre com educação, modéstia, atitude positiva, franqueza e clareza!

Educação

Num site de encontros a educação é fundamental. É claro que está numa plataforma descontraída e não numa reunião de trabalho no escritório, mas o ideal é tratar todos com respeito e simpatia, e isso implica não deixar uma conversa a meio (se a pessoa não lhe agrada, retire-se, mas despeça-se com cortesia) e não falar com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo só para acelerar o processo de escolha, sim?

Modéstia

Bem sabemos que aplicativos de namoro e sites de relacionamentos apelam a algumas mentirinhas, mas não eleve um pequeno exagero a uma falta de modéstia. Se o fizer, mais tarde ou mais cedo afasta os pretendentes porque ninguém quer saber, por exemplo, das suas conquistas amorosas e dos seus atributos físicos numa primeira conversa.

Atitude positiva

Outra coisa muito importante é a atitude positiva. Isso significa que por muito torta que esteja a sua vida, neste tipo de plataformas a tristeza não entra! Só pessoas bem-dispostas que proporcionem momentos interessantes e divertidos. Por isso, escusa de pensar em levar os seus dramas, as suas reclamações ou ressentimentos para o site de relacionamentos. A não ser que queira continuar sozinho(a)!

Franqueza

Outro ponto a favor de qualquer membro de um site de encontros, é a franqueza, a sinceridade, a capacidade de se manter fiel a si próprio, principalmente se tem por objetivo um encontro presencial bem-sucedido.

Clareza

Deve ser claro nas suas comunicações, sejam verbais ou escritas. É fundamental respeitar a gramática e ortografia da língua portuguesa para conseguir impressionar alguém. Se der erros, passa uma imagem de desleixo e até de ignorância. Não obstante, deve deixar a conversa fluir sem ser formal porque o ideal num chat de um site de relacionamentos ou numa aplicação de namoros, é que a troca de mensagens seja descontraída para que possa conhecer pessoas da forma mais natural possível.

Primeira vez num site de encontros | Desenvolver um relacionamento

Agora que já conhece alguns membros, é hora de começar a desenvolver relacionamentos que podem colmatar em romances felizes. E a melhor forma de faze-lo é através do discurso que pode orientar de forma a conquistar pretendentes.

Nas suas interações com outros membros, escolha assuntos que se prestem a uma conversa entre desconhecidos, como televisão, cinema, literatura, viagens, gastronomia, passatempos, temas da atualidade, etc.



E por fim, um tópico extra para a sua primeira vez num site de encontros! As 6 etapas para passar do chat a um encontro presencial!


Um comentário

  • Paulo 7 mai 2021, às 11:27

    Gostei das dicas, vai ser a minha primeira experiência, vamos ver como corre.

Comente o artigo

Campos obrigatórios *