
Uma modernice? Bom, é verdade que o poliamor é um termo moderno que desafia as normas tradicionais da sociedade mostrando outra forma de amar, além da monogâmica. Mas isso não significa que não se possa traduzir em relacionamentos igualmente verdadeiros e intensos.
Está curioso para saber mais sobre este estilo de vida? Venha explorar o conceito, os tipos, benefícios, desafios, verdades e mitos.
O que é o poliamor?
Um coração, uma relação?! O poliamor desafia esta lógica, mostrando que é possível viver múltiplos relacionamentos em simultâneo - desde que com consentimento, honestidade e muita comunicação.
"Andar" com várias pessoas ao mesmo tempo, então? Não exatamente. O poliamor baseia-se em vínculos afetivos reais, onde todos os envolvidos sabem e concordam com a dinâmica da relação. Por exemplo, pode ser um casal que decide abrir a relação, uma rede de parceiros interligados ou até relações sem hierarquia fixa.
E os ciúmes? Pode acontecer, claro, mas mais amores significam mais sentimentos, mais conversas e mais gestão emocional e por isso os praticantes costumam aprender a lidar com os ciúmes de forma saudável.
Não é para todos... Pois não, apenas para quem se identifica com o conceito. E para essas pessoas pode ser uma forma libertadora de viver relações baseadas na autenticidade e na liberdade emocional.
É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?
Tipos de relacionamentos poliamorosos
No poliamor existem vários tipos de possibilidades! Algumas pessoas preferem o modelo em grupo, onde todos os envolvidos mantêm relações entre si. Outras optam por um estilo em rede, onde cada pessoa tem múltiplos parceiros independentes, sem interações diretas entre eles. Depois há quem pratique o poliamor hierárquico, com uma hierarquia de relacionamentos, onde existe um parceiro principal e outros parceiros secundários. No fundo, cada abordagem oferece uma forma única de viver relacionamentos, sendo que o mais importante é que todos se sintam amados.
Desafios e benefícios do poliamor
O amor pode ser como um jardim, onde diversas flores crescem lado a lado, cada uma com suas próprias cores e aromas. E é por isso que de seguida vamos explorar os desafios e benefícios de cultivar diferentes vínculos, com respeito e harmonia.
Desafios do poliamor
Gerir múltiplos relacionamentos é o grande desafio do poliamor, porque exige muita organização (para distribuir tempo e atenção) e uma comunicação aberta para evitar conflitos ou cenas de ciúmes que podem surgir mesmo entre quem aceita a não exclusividade. Além disso, o julgamento social ainda é um obstáculo, na medida em que o poliamor é muitas vezes associado a promiscuidade, infidelidade ou falta de compromisso. E no contexto legal, o poliamor ainda enfrenta obstáculos, uma vez que a legislação geralmente só reconhece a monogamia como forma válida de relacionamento.
Talvez lhe interesse conhecer também os benefícios e riscos dos relacionamentos casuais
Benefícios do poliamor
Mais relações significam mais amor, mais apoio, mais experiências enriquecedoras e mais possibilidades de desconstruir padrões culturais e sociais limitadores. Estes são os principais benefícios do poliamor, que também ensina a expressar emoções de forma saudável e a refletir sobre as próprias necessidades e desejos, além de promover a autonomia dentro das relações e trazer uma sensação única de liberdade.
Mitos e verdades sobre o poliamor
O poliamor ainda despertas dúvidas, sendo muitas vezes alvo de equívocos. Para esclarecer o real do preconceito, vamos desmistificar alguns mitos!
• Mito: Poliamor é o mesmo que traição
Não. Tudo acontece com consentimento e transparência, e como todas as pessoas envolvidas estão cientes e de acordo, não há traição.
• Mito: Quem ama de verdade não precisa de mais ninguém
O amor não tem um limite fixo! Assim como podemos ter vários amigos ou amar diferentes membros da família, também é possível construir múltiplos vínculos afetivos ao mesmo tempo.
• Mito: Poliamor é só sobre sexo
Envolve muito mais do que sexo! Emoção, companheirismo e cumplicidade são aspetos essenciais nestas relações.
• Mito: Relações poliamorosas não duram
Como qualquer relacionamento, depende da comunicação, respeito e compromisso. Por isso, muitas pessoas vivem relações felizes e duradouras dentro deste modelo.
• Mito: O poliamor é apenas para pessoas que não querem compromissos
Embora envolva múltiplos parceiros, não significa falta de compromisso. Cada relacionamento poliamoroso pode ser profundamente comprometido, com a diferença de que o compromisso não é limitado a uma única pessoa.
Como saber se o poliamor é para si?
Em primeiro lugar, se está a colocar essa pergunta é porque a ideia de amar mais do uma pessoa de forma natural faz sentido para si. Agora, para ter uma relação poliamorosa isso não é suficiente: também é importante ter respeito e conseguir manter uma comunicação aberta e transparente. Portanto, se a falta de exclusividade não lhe causa desconforto e está disposto a explorar novas formas de relacionamento... arrisque, mas tendo sempre em conta que esta é uma escolha pessoal e deve ser fundamentada no consentimento e na felicidade de todos os envolvidos.
Onde conhecer pessoas interessadas em relacionamentos poliamorosos?
Existem vários sites de encontros e apps de relacionamentos especificas para poliamor que podem ser um bom ponto de partida, como o PolyMatchMaker e o OkCupid (que tem opções para relacionamentos não monogâmicos). No entanto, também pode considerar o Felizes. Embora seja um site de encontros focado em relacionamentos sérios, oferece a possibilidade de se relacionar com portugueses e portuguesas com diferentes expetativas e formas de amar, incluindo utilizadores que não se importavam de experimentar um relacionamento poliamoroso. Contudo, mais importante do que o site de relacionamentos, é ser transparente a respeito das suas intenções e procurar por pessoas que partilhem a mesma visão sobre o amor.
No fim das contas, o amor tem muitas formas - basta encontrar a que faz sentido para si! E se o poliamor for a resposta, usufrua da liberdade de construir relações autênticas e respeitosas com várias pessoas, sem amarras e sem pressões.
3 comentários
Excelente trabalho ao explicar o que é o poliamor de forma simples e direta. Desmistifica várias ideias erradas que se têm sobre este tipo de relação, como a ideia de que é apenas sobre sexo ou que não pode ser sério. Tal como em qualquer outra relação o poliamor também exige respeito comunicação e compromisso.
Gostava de ter um trisal... Alguma mulher alinha?
Querias querias!!!! E com um H?