Blog que avalia e compara sites de encontros

O que falar antes de casar

26 de novembro, 2023
O que falar antes de casar

Que emoção! Vestirem-se a rigor no dia cerimónia, tirarem centenas de fotografias, cortarem o bolo mão na mão, receberem aplausos e presentes de familiares e amigos. Mas até lá - se quiserem que dê certo! - conheçam os temas que devem abordar antes de casar.

Tendo em conta que o matrimónio é um compromisso que muda a vida de duas pessoas, uma das funções do namoro é precisamente proporcionar tempo para que se conheçam melhor, e isso implica falar abertamente sobre vários assuntos que não podem ficar pendentes. No entanto, apaixonados como estão antes de casar, podem esquecer-se de discutir algumas questões que neste momento parecem secundárias, mas que daqui a alguns meses se podem transformar em problemas conjugais. Venham dai conhecer alguns dos principais assuntos que devem abordar antes de dizer "sim, aceito".

O que falar antes de casar?

Pretendem ter filhos? Já sabem como organizar as vossas finanças? Como vai ser a divisão das tarefas domésticas? Se não têm a resposta para estas e outras questões, está na hora de encetarem um diálogo franco para chegarem seguros e convictos ao grande dia. Conheçam 7 assuntos muito importantes para evitar surpresas desagradáveis!

1. Filhos

Quantos filhos querem ter? Um, dois, três? Sabem porque é tão importante fazerem esta pergunta? Porque um de vocês pode responder "três" e o outro "nenhum" e assim arruinar os sonhos de constituir família do companheiro(a). E mesmo que ambos queiram ter filhos, há que discutir o "quando", o "quantos" e até a forma como cada um deseja educar as crianças, porque não há nada pior para a estabilidade familiar do que dois estilos de educação diferentes.

2. Finanças

Se estão a pensar em casar é porque, à partida, têm os dois um emprego estável. E isso é ótimo, mas não impede que se sentem para fazer uma projeção dos ganhos e principalmente das despesas do casal, pois é importante que antes de casar já estejam de acordo com a forma como vão repartir as despesas e pagar as contas da casa: de modo igualitário ou o que ganha mais, paga mais?

E atenção que mesmo tendo situações financeiras diferentes, como casal devem ter as mesmas prioridades, sejam elas poupar para uma emergência ou gastar numa viagem. Inclusive, o preço ou mesmo as dívidas provenientes de uma luxuosa festa de casamento podem ser motivo para conflitos logo nos primeiros meses de casamento. E como devem ter ouvido dizer, uma das principais causas de divórcio é, precisamente, a questão financeira (má administração do dinheiro do casal ou gastos excessivos por parte de um dos cônjuges, por exemplo).

3. Família

Dão-se todos bem? Perfeito! Mas se existe ou pode vir a existir algum problema entre as vossas famílias ou entre um dos cônjuges e a família do outro, é bom que estabeleçam desde já alguns limites. Por exemplo, quantas visitas da sua sogra consegue suportar por semana? Quantos natais deseja passar longe da sua família? Como vão administra o Dia da Mãe? Estas e outras decisões são muito significativas no relacionamento com as famílias e podem evitar discussões entre o casal.

4. Tarefas

É claro que ninguém quer falar da limpeza da casa de banho antes de casar, mas vai ter de ser. E sabem porquê? Porque a divisão de tarefas domésticas deve ser estabelecida com antecedência para evitar desentendimentos que desgastem a relação dia após dia. Portanto, se não querem chegar a casa após um longo dia de trabalho e iniciar uma discussão porque ele(ela) não colocou a loiça na máquina nem tirou a roupa do estendal, é melhor sentarem-se e conversarem sobre o assunto.

5. Sexo

No campo da sexualidade é importante que cada um fale sem reservas das suas expetativas porque outro grande motivo para o divórcio tem a ver com um relacionamento sexualmente frustrante (pelo menos para um dos elementos do casal). É claro que no início de um casamento o apetite sexual de ambos está em sintonia, mas com o passar do tempo, algumas diferenças podem-se acentuar, e é por isso que devem mostrar abertura para falar de sexo sem reservas e evitar que a chama se apague.

O que falar antes de casar

6. Traição

Continuando a falar em causas do divórcio, saibam a traição também é uma delas! Logo, convém que abordem o tema antes de casar porque poucos problemas conjugais causam tanto sofrimento quanto a infidelidade, não é verdade?

Tentem perceberem qual é o significado de traição para cada um de vocês porque, por exemplo, há pessoas que consideram um beijo ou uma conversa online num site de relacionamentos como traição, outras só consideram traição se houver relação sexual ou se o companheiro(a) se apaixonar. Assim, precisam de definir o que constitui infidelidade e exclusividade sexual no contexto do vosso casamento.

Traição num site de relacionamentos conta? Clique aqui para descobrir a resposta!

7. Diferenças

Não importa se gostam os dois de sushi e de ver filmes de terror, haverá sempre algumas diferenças relacionadas com as vossas educações e personalidades que devem explorar antes do casamento para não pôr em causa a harmonia da relação. Entre diferenças a nível de valores ou crenças religiosas, hobbies, desportos, atividades individuais e planos para o futuro, firmem já um pacto para conciliar a diversidade.

Garantias de que vão viver felizes para sempre? Não podemos dar, mas uma coisa é certa: mesmo que namorem há anos, não ignorem nenhuma destas conversas antes de casar. Só assim conseguem iniciar uma nova fase do vosso relacionamento de forma segura.


Sem comentários

Comente o artigo

Campos obrigatórios *