Blog que avalia e compara sites de encontros

Menos casamentos e possivelmente mais divórcios... Como manter uma relação saudável em 2023?

12 de Janeiro, 2023
Menos casamentos e possivelmente mais divórcios... Como manter uma relação saudável em 2023?

Os números podem assustar quem veio parar a este artigo precisamente porque quer conhecer as melhores dicas para manter uma relação saudável, mas desta vez a culpa não é dele. Nem dela. É da pandemia!

Efetivamente registaram-se menos casamentos em 2022 e apesar de também se terem contado menos divórcios, a verdade é que 2023 agoira uma tendência para subir. De resto, justificável após sucessivos períodos de confinamento e isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus. Mas você ainda vai muito a tempo de não colocar a sua relação em risco!

Conheça os números de 2022 e depois tome nota das nossas dicas para manter uma relação saudável em 2023!

Menos casamentos e menos divórcios em 2022

Ainda não é possível aferir resultados para este ano, mas em 2022 registaram-se menos casamentos e menos divórcios em Portugal. Segundo dados do Ministério da Justiça, realizaram-se 16.834 casamentos, menos 42,7% que em 2021.

Os números contrariam a tendência que se vinha a notar desde 2016 e que antes mesmo da chegada do coronavírus, em 2020, começou a decair, mas longe se firmar no triste panorama atual a nível de casamentos em Portugal!

No que a divórcios diz respeito, os números também baixaram: em 2022 tivemos menos 2.519 divórcios ou menos 15,8% de divórcios do que em 2021. O número é inferior aos anos transatos, sim, mas não apresenta uma queda tão expressiva como nos casamentos.

E a culpa é da pandemia!

Efetivamente, o ano da pandemia foi aquele em que se registaram menos casamentos desde sempre. Por isso, não há dúvida na atribuição de culpas: a Covid-19 foi a responsável e não é difícil de perceber porquê! Para começar, os meses de confinamento em que foi declarado Estado de Emergência e Estado de Calamidade, devido à obrigatoriedade de recolhimento e distanciamento social, levaram muitos casais a adiar os casamentos. E mesmo os 22.627 casamentos que se efetivaram em 2022, não tiveram o tradicional copo de água associado, não só pelos condicionalismos legais em relação a ajuntamentos, mas também porque os serviços de restauração, eventos e catering não estavam disponíveis.

Pico de divórcios pode estar para breve?

O número de divórcios não aumentou (pelo contrário diminuiu) em 2022, mas não é certo que não possa aparecer por aí um pico de divórcios, já que muitos casais se desentenderam depois de terem sido obrigados a ficar em casa, a conviver 24 horas por dia, sobrecarregados com a conciliação da vida pessoal e familiar com a vida profissional. Esta expetativa do aumento de divórcios também vai buscar indicadores ao número de processo nas mãos de advogados a data de hoje e ao número de divórcios registado logo após o desconfinamento no ano passado: só entre 1 de julho e 30 de setembro registaram-se 3.862 divórcios, mais 235 do que no período homólogo.

manter uma relação saudável

Como manter uma relação saudável em 2023?

Face ao exposto é natural que esteja com receio de não vir a casar tão cedo ou (pior!) de ver o seu casamento desmoronar. Por isso, reunimos algumas dicas para manter uma relação saudável em 2023. E em 2022, 2023, 2024, 2025...

• Antes de mais, lembre-se que começar um relacionamento é fácil, mas mantê-lo ao longo do tempo é mais complicado e por isso deve tentar sempre aprender e crescer - independentemente da sua idade - com o seu parceiro(a).

• Troque as críticas, as ameaças e desconfianças por demonstrações de afeto, que vão fortalecer a relação e manter a chama acesa. Um "bom dia" caloroso pela manhã e um franco "amo-te" à noite, são pequenos nadas que podem marcar a diferença quando o objetivo é manter uma relação saudável.

• Comunique! Não ignore um problema nem fique à espera que a outra pessoa adivinhe. Só vai acumular raiva, e é por isso que o melhor é mesmo dizer sempre o que sente e saber ouvir o que o outro tem a dizer, seja um comentário negativo ou positivo.

• Respeite o outro e respeite as diferenças, principalmente se na sua história de amo não houver uma partilha total de valores morais e pessoais. Esta é uma dica de ouro para manter uma relação saudável!

• Atenção aos ciúmes! Numa versão moderada até são engraçados, mas em excesso são um perigo. E sabe porquê? Porque a base de qualquer relacionamento é a confiança. Sem ela, nada feito!

• Seja flexível porque para uma relação funcionar têm de haver cedências de ambas as partes. Se souber tolerar e entender o seu companheiro(a) e vice-versa, a relação será bem mais saudável.

• Sorria! Tente manter a alegria e a boa disposição para não desgastar o seu relacionamento.

• Arranje tempo para programas a dois, por muitas responsabilidades familiares e profissionais que tenha.

• Quando a química avassaladora dos primeiros anos começar a desaparecer, entre em ação! Invista na sua aparência e na quebra da rotina com programas a dois empolgantes.

• Valorize o seu par. Não hesite em elogiar e enaltecer as suas qualidades para que se sinta valorizado(a). Isso é muito importante para manter uma relação saudável.

• Saiba perdoar porque ao longo do tempo ambos vão cometer erros que devem conseguir ultrapassar, até porque serão importantes para a adoção de novas atitudes. E já agora, assuma os seus erros, não culpe o outro pelas suas próprias falhas!

• Acredite que ambos vão mudar ao longo do tempo e que para manterem uma relação para a vida, devem fazer escolhas individuais, mas também escolhas coletivas. E encarar as responsabilidades por essas escolhas em conjunto, se necessário, alterando projetos de vida em comum para garantirem que o amor prevalece.

• Ninguém é responsável pela sua felicidade, por isso não viva a sua vida em função de certa pessoa para não se anular nem sobrecarregar a relação. Lembre-se que os seus familiares e amigos também precisam de si!

• E por fim, se já percebeu que não há mais nada a fazer para manter uma relação saudável porque o namoro ou casamento chegou ao fim, não tenha receio de seguir o seu caminho, sem dramas!

E se nessa jornada voltar a sentir necessidade de ter alguém ao seu lado, experimente inscrever-se no site de relacionamentos felizes.pt! Com mais de 200 mil portugueses inscritos não será difícil reencontrar o amor na forma de uma pessoa mais romântica e mais ajustada aos seus valores, desejos e necessidades.

Propostas de fotos


Sem comentários

Comente o artigo

Campos obrigatórios *