Por cá chamamos-lhe Encontros do Facebook, no resto do mundo dá pelo nome de Facebook Dating. Falamos, claro está, de uma ferramenta integrada dentro da própria rede social Facebook, que tem por objetivo ajudar utilizadores a encontrar o amor. A questão é que também é esse, precisamente, o objetivo de muitas apps de namoro e sites de relacionamentos disponíveis na Internet...
Facebook Dating versus sites de encontros: conheça as diferenças e saiba que plataforma escolher antes de chegar ao final deste artigo!
Facebook Dating versus sites de encontros | Objetivos
Facebook Dating e sites de encontros têm os mesmos objetivos, que se resumem à promoção de relacionamentos sérios ou casuais entre os membros, através de plataformas de pesquisa de parceiros, a que as pessoas podem aceder através dos seus computadores ou smartphones (ou ambos).
A ideia é ajudar homens e mulheres portugueses a conhecer pessoas, quer seja para uma simples conversa online, uma amizade ou um grande amor.
Facebook Dating versus sites de encontros | Custos
No que toca a custos, a distinção é bem simples! O Facebook Dating ou Encontros do Facebook (pelo menos por enquanto) não tem custos, nem para homens nem para mulheres. Mas a maioria dos sites de relacionamentos, apesar de não cobrar nada às senhoras, costuma aplicar uma mensalidade aos homens, que aumenta consoante as funcionalidades disponíveis e que tem um valor médio de 30€/mês.
Facebook Dating versus sites de encontros | Recursos
Os recursos do Facebook Dating são semelhantes aos recursos básicos ou gratuitos dos sites de encontros e apps de namoro: os utilizadores podem fazer scroll para ver perfis, comentar fotos, colocar gostos, enviar mensagens, etc.
Esta plataforma com o selo Facebook também permite que os utilizadores vejam quais os grupos, amigos e eventos que têm em comum.
No entanto, são os sites de encontros que oferecem recursos mais avançados, se passar a sua conta básica para conta premium (conta paga com vários níveis) para poder beneficiar de outras formas de entrar em contacto e encetar interações.
Recursos | Alguns exemplos
O site de encontros português felizes.pt, disponibiliza um interessante "Jogo do Cupido", no qual são apresentadas 5 pessoas novas diariamente e os membros só têm de decidir se gostam ou não gostam dos perfis sugeridos.
Mais exemplos? O site de relacionamentos Meetic tem um recurso chamado Affinity que permite a obtenção de resultados mais imediatos e fiáveis, recorrendo à correspondência psicológica através da realização de um teste exclusivo Meetic Affinity. Também o site de namoros OkCupid usa um algoritmo matemático para oferecer aos utilizadores com contas pagas, a possibilidade de realizarem um teste de forma a se poderem relacionar com os seus matchs, pessoas mais adequadas ao seu perfil. E o mesmo no caso do site de encontros Be2, que usa um teste de compatibilidade para dar a hipótese de se conhecerem pessoas com quem, supostamente, os membros combinam, dando uma nova dinâmica aos relacionamentos online e, claro, acelerando o processo de conhecer o match ideal.
Bem, o Facebook Dating também tem uma espécie de recurso extra, o Secret Crush, que permite manter uma lista de até 9 amigos do Facebook (ou seguidores do Instagram) em que estaria interessado em namorar se soubesse que o sentimento era mútuo. Basta adicionar essa paixão secreta à sua lista, e se essa pessoa também estiver registada no Facebook Dating, descobre que alguém (não sabe quem especificamente) tem uma paixão secreta por ela. E se por acaso, o selecionar a si como paixão secreta, a correspondência será instantânea! Em todo o caso, não há dúvida de que os sites de encontros oferecem mais recursos gratuitos e premium do que o Facebook Dating.
Facebook Dating versus sites de encontros | Mensagens
Pode enviar mensagens livremente aos utilizadores do Facebook Dating e aos utilizadores de apps de encontros e sites de relacionamentos, mas no Facebook Dating pode comentar, de forma gratuita, um perfil ou enviar uma mensagem sem que a pessoa em causa tenha colocado um "gosto" no seu perfil. Ao contrário do Tinder, por exemplo, onde só nas contas pagas consegue obter essa vantagem de incluir uma primeira mensagem e aumentar as hipóteses de correspondência, antes de um "gosto".
Como obter mais visualizações no seu perfil? Clique aqui!
Facebook Dating versus sites de encontros | Configurações de privacidade
Para começar, o Facebook Dating é uma plataforma separada do Facebook, e isso significa que não vai expor a sua vida amorosa às centenas de amigos com que se relaciona na rede social. Só os utilizadores que também estão inscritos no Facebook Dating poderão eventualmente ver o seu perfil de namoro. De resto, pode sempre colocar o seu perfil de namoro invisível para os amigos do Facebook e até bloquear algumas pessoas em particular. Mas nos aplicativos de encontros e sites de relacionamentos há mais possibilidades de configuração e até de total anonimato, no que toca à exibição de nomes, idades, fotos, mensagens, etc. Para mais, para usar o Facebook Dating, tem de entrar primeiro no Facebook, enquanto que em apps de namoro como o Tinder, pode criar um perfil a partir do número do smartphone, sem ter de se associar a uma rede social.
Facebook Dating versus sites de encontros | Qual escolher?
Quer mesmo saber? Não escolha! Use ambos os modelos, pelo menos até perceber qual é que funciona melhor para si.
Mas se quiser mesmo escolher apenas um destes recursos, os sites de relacionamentos são mais indicados! Se comparados com o Facebook Dating, os sites de relacionamentos são mais eficazes para tirar o potencial máximo de correspondência no menor tempo possível. E são mais eficientes para conhecer pessoas novas, porque promovem relações amorosas entre portugueses através de plataformas intuitivas e muito fáceis de utilizar, e que oferecem constantemente, novas iniciativas.
Tal e qual como no Facebook Dating, os sites de encontros possuem um leque real de membros confiáveis para garantir bons resultados, só que também permitem anonimato total e maior seletividade, através de mais recursos para encontrar alguém especial à distância de um clique!
Para aprofundar este tema, leia também o nosso artigo sobre sites de encontros ou redes sociais: qual o melhor local para encontrar o seu par?
Sem comentários