A fidelidade está no topo da lista de atitudes esperadas num relacionamento, pelo que um deslize pode separar muitos casais, enquanto outros acabam por superar uma traição, reconciliando-se e voltando a construir a relação.
Quando a traição sinaliza um relacionamento deficiente, o casal viverá melhor separado, mas quando não passa de ato pontual e não afeta significativamente os sentimentos que estruturam a relação a dois - amor, desejo e cumplicidade - é possível superá-la, sim. Retomar a convivência normal não é uma tarefa fácil nem rápida, mas o tempo vai ajudá-la(o) a lutar para salvar esse casamento. O tempo e as próximas dicas!
Como superar uma traição?
As emoções ficam ao rubro quando descobre uma traição! Num ápice a raiva, o rancor e a desconfiança tomam o lugar do amor, do desejo e da cumplicidade. Porém, apesar de se tratar de um episódio traumático, se ambos estiverem dispostos a recuperar a confiança quebrada e a seguir os nossos conselhos, é possível superar uma traição.
1. Sinta raiva!
Sim, leu bem. Sinta raiva porque está no seu direito de mostrar ressentimento e porque só depois de expressar a sua dor consegue dar o primeiro passo para superar uma traição. E esse primeiro passo será rumo a um diálogo construtivo que ajude a compreender os motivos ou impulsos por detrás da infidelidade.
2. Reveja as suas atitudes
As minhas atitudes?! Sim, a pessoa traída também contribuiu para o desequilíbrio no relacionamento que levou à traição. Por isso, deve rever as suas atitudes de forma crítica para tentar identificar os fatores que estiveram na base do desgaste (sendo o caso) do namoro ou casamento. Andava a negligenciar a comunicação com o seu parceiro(a)? Não lhe dedicava tempo suficiente? Não o(a) valorizava? O carinho e o sexo já não faziam parte do relacionamento? Descuidou-se com a sua imagem? Entre estes e outros problemas, haverá sempre algo a melhorar para superar uma traição e evitar uma nova facadinha no casamento.
3. Considere a fase da relação
Independentemente do amor que sente por essa pessoa, tem de concordar com o facto de cada fase de uma relação merecer um grau de empenho diferente. Ou seja, talvez valha a pena perdoar uma traição e tentar voltar a confiar no seu companheiro(a) se está dentro de um casamento com filhos. Pelo contrário, talvez não valha a pena agendar uma série de sessões de aconselhamento matrimonial se a traição aconteceu logo nos primeiros tempos de namoro e mostra claramente que a pessoa não estava comprometida em construir um relacionamento sólido, não é verdade?
4. Pense no passado, com os olhos postos no futuro!
Será mais fácil superar uma traição se se lembrar constantemente dos bons momentos e dos motivos que a(o) levaram a apaixonar-se por essa pessoa e logo depois, lembrar-se dos planos e sonhos que ainda querem concretizar no futuro. Agora, não fique a remoer no momento presente!
5. Comecem a passar mais tempo juntos
Parece contraditório que lhe estejamos a pedir isto, numa altura em que nem o(a) pode ver à frente, mas a verdade é que têm de tentar passar mais tempos juntos a partir de hoje. Para superar uma traição, têm de aumentar a intimidade, redescobrir coisas que gostam de fazer em conjunto e conversar... conversar muito!
6. Procurem ajuda profissional
Independentemente de estarem a avançar de forma positiva nesse vosso projeto de reconstruir a relação, para superar uma traição por completo convém recorrer a um profissional porque um especialista na matéria consegue ajudá-los a esclarecer pensamentos, sentimentos e atitudes.
Como já percebeu, o adultério não aconteceu por acaso. Necessidades não atendidas estiveram na base desse comportamento e nesse sentido, o aconselhamento matrimonial ou terapia para casal, pode ajudar no processo de compreensão, mentalização e cicatrização das feridas.
É possível perdoar uma traição?
Claro que sim! É sempre possível perdoar uma traição, o que acontece é que algumas pessoas não conseguem ou não querem perdoar. Outras não conseguem voltar a sentir confiança. E outras não têm parceiros que deem provas de que merecem voltar a tê-la! Imagine que o seu companheiro(a) sabe que vai chegar a casa tarde e não avisa ou sabe que foi infiel com uma pessoa que conheceu num site de relacionamentos e continua online? Nesses casos é mais difícil (senão impossível) superar uma traição, mas em todos os outros há esperança desde que estejam ambos empenhados em reconstruir o casamento ou namoro! Em qualquer caso, porém, é sempre preferível optarem por se afastar do que viverem um relacionamento infeliz e instável.
Traição num site de relacionamentos conta?
Depende. Há pessoas que não se incomodam com casos extraconjugais, desde que não saiam do site de relacionamentos para a vida real. E há outras que lhes dão exatamente a mesma importância, porque o que as incomoda é o interesse que o parceiro demonstrou pela outra pessoa, independentemente de nunca ter agendado um encontro presencial. Portanto, se uma conversa mais picante ou mesmo uma cena de sexo virtual não afetar a estabilidade do casal, a traição num site de relacionamentos não conta. Mas se a pessoa se sentir ofendida, magoada e traída, conta e muito! E a explicação é simples! A intimidade que era um exclusivo seu, agora é partilhada com terceiros, através de um chat ou webcam, e ainda que não exista contacto físico, o laço que vos unia fica comprometido.
Para mais informação sobre este tema, clique aqui e leia o nosso artigo sobre traição virtual.
E por fim, se o laço se desfez e se nem com a leitura deste texto conseguiu superar a traição, o melhor é abandonar a relação e partir para outra onde se sinta mais confiante. Quiçá voltando o feitiço contra o feiticeiro e procurando por uma pessoa nova num site de relacionamentos?
Sem comentários