Assumiu um relacionamento com uma pessoa bem mais velha ou mais nova? Está tramado! Se não aprender já a lidar com a diferença de idades, pode cair na teia do preconceito, ofender-se com uma sociedade que ainda faz julgamentos e pior ainda, render-se às diferenças geracionais... em vez de viver o amor independentemente da idade!
Como lidar com a diferença de idades num relacionamento?
Se parecem pai e filha ou mãe e filho, é porque existe alguma diferença de idade entre vocês, e quando duas pessoas de idade diferente decidem viver um romance... acabam por tomar também a decisão de enfrentar o preconceito e aceitar o desafio de combinar interesses distintos. Como agir? Seguindo as próximas dicas!
1. Analise bem o seu relacionamento
Independentemente de ter conhecido essa pessoa mais velha (ou mais nova) num site de encontros ou numa saída à noite com amigos, antes de assumir a relação, precisa de fazer uma análise das suas motivações. Sim, é claro que o amor não escolhe idades, mas tenha a certeza de que não está nessa relação devido a uma visão destorcida sobre relacionamentos, procurando consciente ou inconscientemente uma figura parental ou maternal, mais do que um namorado(a). Ou procurando por uma relação mais estável a nível financeiro.
Analisando essa relação e chegando à conclusão de que ama essa pessoa pelo que ela é e não por necessidade de admiração, segurança, aprovação ou reconhecimento, continua a ler para perceber como se libertar dos preconceitos!
Analisando a relação e percebendo que não ama essa pessoa pelo que ela é, dê mais uma oportunidade ao amor, por exemplo, inscrevendo-se no site de encontros português Felizes.pt onde pode encontrar pessoas de todas as idades!
2. Aprenda a lidar com o preconceito
No mundo ideal este tipo de artigo de blog seria desnecessário, mas a verdade é que no mundo real existem muitas pessoas preconceituosas com necessidade de julgar um casal com diferença de idades. Que fazer? Disparar ao estalo não é solução! Experimente ignorar, pensar que é feliz e amado(a) o suficiente para enfrentar de cara alegre as críticas, sejam feitas de forma direta ou indireta. Sabemos que às vezes um simples olhar reprovador pode estragar-lhe o dia, mas se estiver seguro dos seus sentimentos não há motivo para desanimar. Portanto, se esse relacionamento é sério e forte, é mais que certo que vão continuar a ser alvo de críticas, e por isso é melhor cortar já o mal pela raiz e apoiarem-se no equilíbrio emocional para enfrentarem o mundo. Digam o que disserem (tomem nota!) o vosso relacionamento é igual a qualquer outro! Esta tem de ser a vossa perspetiva para lidar com a diferença de idades.
3. Aprenda a lidar com familiares e amigos
Se a sua família e os seus amigos aprovam a relação com uma pessoa mais velha ou mais nova, ótimo! Pode passar à frente! Mas se o preconceito não vem apenas de desconhecidos, acautele-se! É que caso os seus filhos tenham a idade da sua namorada (ou vice-versa), as críticas serão ainda mais fervorosas e é necessário um grande grau de maturidade para as ultrapassar sem pôr em causa a união da família nem a coesão do grupo de amigos. Que fazer? Mais uma vez, para lidar com a diferença de idades, deve mostrar confiança nesse relacionamento e não permitir que as dúvidas dos outros afetem a vossa vida em comum. Não é fácil evitar discussões para defender o seu par, mas respostas breves e educadas são e serão sempre as mais indicadas para, gradualmente, acabar com as reticências.
4. Aprenda a lidar com as diferenças de gerações
Como sabe, não é preciso ouvir comentários sarcásticos para perceber que a diferença de gerações é complicada. Alturas haverá em que por causa da diferença de idade, exprimem sentimentos e comportamentos diferentes: basta que a pessoa amada se recuse a assistir a um concerto de uma banda que a sua geração desconhece, para surgir a dúvida... Que fazer? Entenda as diferenças de gerações como oportunidades para ensinar ou aprender com o outro, conhecer ou dar a conhecer coisas novas. Concentre-se na partilha para lidar com a diferença de idades, faça um esforço para entender outros pontos de vista e, claro, dê sempre mais atenção aos interesses mútuos e hábitos em comum.
5. Aprenda a lidar com o processo de envelhecimento
Lidar com a diferença de idades no casamento ou namoro de forma positiva, é aceitar responsabilidades, compreender que um de vocês vai atingir a velhice primeiro, enquanto o outro ainda estará perfeitamente autónomo e saudável na segunda ou meia-idade. Ora, isso significa que enquanto um atinge a reforma e fica com mais tempo livre, o outro pode estar no auge da carreira sem tempo livre absolutamente nenhum, e isso já para não falar de problemas relacionados com a idade que obrigam a cuidados de saúde e que limitam para sempre as atividades em conjunto. Se for o elemento mais velho do casal, vai sentir-se culpado e constrangido; se for o elemento mais novo vai sentir necessidade de desistir da sua liberdade para assumir tarefas extra e viver uma vida mais celibatária. Em ambos os casos, o amor é mais importante e uma relação romântica genuína vale todo o esforço.
Como vê, sabendo lidar com a diferença de idades no namoro ou no casamento, consegue colocar a estabilidade e felicidade do relacionamento em primeiro lugar e ignorar pessoas preconceituosas... porque independentemente da idade, do sexo e das diferenças culturais e religiosas, se for amor é para durar!
Sem comentários