Blog que avalia e compara sites de encontros

Amor à primeira vista em sites de encontros: isso existe?

13 de julho, 2021
Amor à primeira vista em sites de encontros: isso existe?

Se há dúvidas de que exista amor à primeira vista em encontros convencionais, quanto mais amor à primeira vista em sites de encontros! Por isso é legitimo o seu interesse por esta matéria, principalmente se acabou de conhecer alguém pela Internet com quem já criou tamanha empatia que assim que essa pessoa entra no chat, o seu ritmo cardíaco acelera!

Tem uma colega que garante que sentiu amor só de olhar para uma foto na Internet? Tem um primo que passou a amar a namorada depois do primeiro encontro online? Mas tem uma suspeita de que isso não corresponde à verdade? Vamos ajudá-lo a formar uma opinião: será que existe amor à primeira vista em sites de encontros ou trata-se de uma simples atração?

O que é amor à primeira vista em sites de encontros?

Difícil de definir, não é verdade? O amor à primeira vista em sites de encontros é, no fundo, algo que as pessoas inscritas neste tipo de plataformas sonham que lhes venha a acontecer, mas que aparentemente só acontece aos outros. E isso porque têm a ideia de que a imagem de uma pessoa ou uma breve troca de mensagens por chat pode mudar as suas vidas, tal como um beijo ressuscitou a Cinderela. Mas, será que o amor à primeira vista em sites de encontros - ou fora de sites de encontros - existe?

Há quem diga que sim e quem diga que não, pelo que o melhor é mesmo conhecer os factos: algumas investigações reconhecem que o chamado amor à primeira vista é possível, sim, mas é baseado na aparência e isto explica-se num ápice: as mulheres e os homens sentem-se atraídos por pessoas bonitas. Logo, este feeling baseado na figura física é interessante, mas talvez não seja amor porque o amor implica gostar também - e principalmente - da personalidade.

O que a ciência diz sobre o amor à primeira vista

Tem amigos que garantem que é possível e outros que não acreditam em amor à primeira vista em sites de encontros? É natural! Nesta matéria as opiniões dividem-se e é precisamente por causa disso que sentimos a obrigação de chamar a ciência ao barulho.

Para começar, estudos recentes indicam que as pessoas, regra geral, até acreditam em amor à primeira vista, online e offline. Uma pesquisa da Universidade de Groningen, revelou que a maioria dos inquiridos acredita em amor à primeira vista, mas explica que se trata de uma emoção associada à possibilidade de determinado relacionamento vir a dar certo. Na verdade, mais de 90% das pessoas entrevistadas garantiu ter sentido amor à primeira vista por alguém, mas associou esse sentimento a atração física, o que nos leva de volta ao conceito de atração ou paixão à primeira vista em vez de amor à primeira vista. De resto, a ciência explica que o ser humano tem tendência a atribuir traços de personalidade positivos a pessoas que considera fisicamente atraentes. Inclusive, esta investigação da Universidade de Groningen, na Holanda, envolveu a mostra de fotografias de estranhos, sobre as quais os inquiridos tinham de avaliar o nível de atração. E, sim, alguns participantes reportaram um sentimento de amor por um estranho ou estranha, sobre o qual conheciam apenas a fotografia (a maior parte homens), mas a verdade é que quando o estudo passou aos encontros presenciais, nenhum dos inquiridos relatou amor à primeira vista!

Portanto, não há dúvida de que existe a ideia de que o amor à primeira vista em sites de encontros é possível e, de facto, pode acontecer sentir uma paixão arrebatadora por alguém que não conhece ou que mal conhece, mas isso não é garante de que a atração intensa se vá transformar num amor profundo que sustente uma relação ao longo do tempo.

Então o amor à primeira vista em sites de encontros não é possível?

Ninguém o conseguiu provar nem desmentir, mas a maioria dos utilizadores acredita que é possível sentir paixão à primeira vista, mas amor não. Isso porque apesar da atração química ser fundamental numa relação e ser suficiente para a pessoa se sentir apaixonada, não chega para garantir uma relação estável e saudável durante muito tempo.

amor à primeira vista em sites de encontros

Mas a atração à primeira vista num site de encontros, acontece?

Acontece, pois, e é mais frequente do que julga! Mas o amor é mais profundo que a atração, e o facto de ter estado à conversa com uma pessoa durante horas não significa amor, mas sim um feliz encontro de afinidades.

E é claro que a atração física pode acabar por se fazer acompanhar por uma atração de personalidade, mas isso não significa que exista amor à primeira vista em sites de encontros, significa apenas que é possível (e desejável) haver atração assim que põe os olhos numa fotografia ou atração assim que começa a teclar com determinada pessoa. E o melhor de tudo é que se essa empatia não se desvanecer com o tempo, e pelo contrário se tornar mais forte, pode acabar em amor dentro ou fora do site de relacionamentos onde se conheceram.

Sinais de que está apaixonado(a) por alguém que conheceu num site de relacionamentos

Será que se apaixonou à primeira vista? Vamos ajudá-lo(a) a tirar a prova dos 9. Se estiver a sentir os sintomas enumerados, está caidinho(a) de todo!

• Não para de pensar nessa pessoa, esteja online ou offline.

• Sente o coração a bater forte quando vê essa pessoa entrar no chat.

• Fica nervoso(a) quando essa pessoa escreve "Olá!" para se meter consigo.

• Está sempre a imaginar como será essa pessoa, como será estar com ela e como será a vossa hipotética relação.

• Se vir essa pessoa numa chamada online, até sente borboletas na barriga.

Um final feliz

O que não faltam são casais que se conheceram no Tinder, no Felizes, no Facebook, no Badoo, Hitwe, OkCupid, SecondLove ou em qualquer outra rede social, aplicativo ou site de relacionamentos. Isso prova que afinal não podemos desvalorizar a Internet nem acreditar que os relacionamentos online não têm futuro offline. Têm si, e prova disso são os muitos namoros entre pessoas que se conheceram online resultarem em casamentos com filhos... cão, casa com jardim e tudo!

E agora aproveite para ler também o nosso artigo: "Namoros em sites de encontros podem dar em casamento?"


Um comentário

  • MiguelX 6 ago 2021, às 11:34

    "Acreditas no amor à primeira vista ou preciso de passar outra vez?" ;)

Comente o artigo

Campos obrigatórios *