Blog que avalia e compara sites de encontros

6 Etapas para passar do chat ao encontro presencial

20 de Setembro, 2019
6 Etapas para passar do chat ao encontro presencial

É verdade que um site de encontros é dos melhores recursos, nos dias de hoje, para encetar um namoro, quanto mais não seja porque a Internet permite o contacto regular entre pessoas de todo o mundo, a qualquer hora e de qualquer lugar. Mas apesar disso, ninguém quer ficar muito tempo a namorar em sites de relacionamentos. A dada altura, impõe-se um encontro presencial. Porém, depois de dias a conversar online ou meses a trocar mensagens e telefonemas, marcar um local e uma hora pode parecer estranho. Nós damos um empurrãozinho! Conheça as etapas para passar do chat ao encontro presencial!

Etapa 1

Dar o primeiro passo

Se já está inscrito(a) num site de encontros, é hora de começar as suas pesquisas, ver e ler os perfis dos outros membros e tomar coragem para enviar uma mensagem à ou às pessoas que mais lhe interessaram (ou responder às mensagens que lhe foram enviadas). Nesta etapa é normal que sejam os homens a tomar a iniciativa, mas não há nenhum motivo para as senhoras se limitarem a ficar à espera. A regra aqui é: se gostou do perfil de uma pessoa, avance e meta conversa!

Saiba como abordar alguém num site de encontros, clicando aqui!

Etapa 2

Começar a conversar no chat

Claro que isto de dialogar parece simples, mas na verdade tem a sua arte, pois trata-se de meter conversa com um perfeito estranho(a). Mas como não há outra forma de encetar um relacionamento num site de encontros, tem mesmo de arranjar coragem e inspiração e começar a teclar, sim! Felizmente que as ferramentas destas plataformas online possibilitam uma boa comunicação, mas o sucesso do diálogo está nas suas mãos e para que os seus ou as suas pretendentes sejam recetivas há que levar em linha de conta alguns conselhos:

• Não abuse!

Apesar dos chats dos sites de relacionamentos serem ambientes mais descontraídos, não deve abusar e, por exemplo, ser demasiado metediço(a) ou falar com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo ou mesmo esquecer-se de cumprimentar ou despedir-se do membro com quem está a falar. Para conseguir passar do chat ao encontro presencial tem de ser cortês.

• Não minta!

Há uma tendência para mentir ou “dourar a pílula” num site de encontros, sim. Protegidas pela distância, as pessoas podem acabar por se sentir tentadas a fazer o que for necessário para agradar ao interlocutor, esquecendo-se por vezes de que a mentira tem pernas curtas e que se a dada altura se a relação avançar e passar do chat ao encontro presencial, vão ser desmascaradas.

• Não assassine o português!

Conhecer a gramática e ortografia da língua nativa é fundamental para quem se apresenta online, por escrito. Se der erros e não usar uma linguagem cuidada, não vai deixar uma boa impressão. No entanto, não seja formal porque o ideal, se quer chegar ao encontro presencial, é que a troca de mensagens no chat do site de encontros seja descontraída.

Etapa 3

Continuar a falar no chat

A terceira etapa para passar do chat ao encontro presencial vem, naturalmente, na sequência da segunda. Ou seja, não basta encetar uma conversa num chat para sugerir um encontro presencial. Se quer mais garantias de que a pessoa vai aceder e (principalmente!) aparecer, tem de se esforçar por manter uma conversa no chat até ela se tornar uma necessidade diária para ambos, sim? A questão é conseguir que a outra pessoa fique interessada no seu discurso ao ponto de ficar dias ou mesmo meses a fio a falar consigo e depois concordar em avançar para um encontro real. Ora, é essencial que:

• Seja educado.

• Mostre interesse pela pessoa.

• Revele uma pitada de bom humor durante as suas conversas.

• Dê preferência a assuntos interessantes e fortes, sem entrar em temas muito controversos que possam gerar discussão.

• Evite falar sobre assuntos fúteis ou sem qualquer interesse.

• Tenha uma atitude positiva. Não leve tristezas, reclamações e ressentimentos para o site de encontros!

Etapa 4

Começar a falar num encontro presencial

Cada pessoa tem o seu ritmo e é natural que possam não se sentir preparados para um encontro presencial na mesma altura. Por isso, mesmo que tenha muita vontade de avançar para um primeiro encontro, deve ter paciência e não exigir nada nos sites de relacionamentos. A dada altura estarão os dois preparados para passar do chat ao encontro presencial. No entanto, não custa nada começar a mostrar interesse pelo contacto no mundo real e falar de um encontro presencial para ver qual a reação da outra pessoa. É claro que “amanhã, queres jantar em minha casa?” não serve, mas pode lançar apenas: “és mesmo engraçado(a), gostava de te conhecer pessoalmente, um dia” ou “gostas de sushi? Sei de um restaurante fabuloso! Havemos de lá ir”.

Etapa 5

Marcar o encontro presencial

Se correu bem e a sua ou o seu pretendente aceitou encontrar-se consigo e até o deixou escolher o local, fuja do típico restaurante porque o facto de terem de ficar de frente a olhar um para o outro, só pode acrescentar mais pressão a um encontro que se pretende fluído. O ideal é, como já tivemos oportunidade de escrever neste blog, optar por um local com um foco externo, ou seja, por um sítio onde a atenção esteja longe dos dois, como um museu, uma exposição, um parque, um jardim, etc. Além de serem lugares menos formais, ao estarem a fazer algo em conjunto, descontraem-se e acabam por encontrar mais temas de conversa. E ao estarem ambos mais à vontade há maior facilidade para se conhecerem melhor o que é, precisamente, o objetivo do primeiro encontro.

Para mais informações, leia também o nosso artigo: Primeiro encontro. E agora?

Etapa 6

Comparecer ao encontro presencial

Marcaram o local? Acertaram a hora? Parabéns! Estão quase a passar do chat ao encontro presencial! Faltam apenas umas dicas finais que o vão ajudar a conquistar essa pessoa e a primeira é caprichar no visual, claro! Mesmo que já tenham conversado através de vídeo chat, deve impressionar no primeiro encontro e isso, para as mulheres, significa arranjarem-se sem exagerar quer na maquiagem, quer nos acessórios, quer no decote e/ou tamanho do vestido. Para os homens significa que devem verificar se a roupa que escolheram é adequada ao local do encontro. Nada de usar um fato de treino (mesmo que vá para o ginásio a seguir) numa galeria de arte!
E agora que está tão bonito(a), sinta-se confiante, não fique nervoso(a)! Não tanto porque vai ficar com as faces rosadas, mas porque aquilo que faz e diz quando está ansioso, pode dar uma primeira impressão errada. Descontraia-se e seja sempre igual a si próprio(a), até porque, caso contrário, a coisa poderá avançar para um segundo ou terceiro encontro, mas assim que a sua conquista perceber que foi “enganada”, acaba. A honestidade é a base de qualquer relacionamento.
Os tópicos de conversa também são muito importantes e a forma como se vão lançando e embrenhando uns nos outros. O ideal é começar com alguma conversa fiada, assuntos vagos e generalistas, e depois passar a outros tópicos, tais como viagens, gastronomia, cultura, lazer, entretenimento, desporto e, claro, gostos pessoais!

Se seguiu estas etapas para passar do chat ao encontro presencial, mas se deparou com uma pessoa desinteressante. Clique aqui e saiba como se livrar de um chato(a)!


2 comentários

  • c.lopes 21 set 2019, às 22:39

    Uma vez encontrei-me com um sr. que insistia em levar-me a casa dele... a partir daí só me encontro com alguém em shoppings e sítios com muita gente. E só depois de falar várias vezes com a pessoa ao telemóvel!

  • melga 1 out 2019, às 17:02

    Há pessoas que saltam essas etapas e querem logo marcar encontro para "conhecer". E há outras que só querem estar online, como se estivessem a jogar um jogo de computador online.

Comente o artigo

Campos obrigatórios *