Blog que avalia e compara sites

Como abordar alguém num site de encontros

28 de Outubro, 2017
 Como abordar alguém num site de encontros

O primeiro contacto num site de encontros não é fácil. Na verdade, é uma espécie de injeção, que tem mesmo de levar para melhorar a sua saúde ou evitar doenças (neste caso para melhorar a sua vida amorosa e evitar que fique para tio ou tia). Para chegar a uma segunda conversa ou mesmo a um encontro tem de passar com distinção esta primeira etapa. Por isso, prepare-se! Não existem fórmulas mágicas, mas podemos listar aqui alguns procedimentos que são considerados corretos para a primeira abordagem.

Conhecer uma pessoa através da Internet significa teclar um pouco. Não há outra forma de encetar um relacionamento. Felizmente as ferramentas dos chats nos sites de encontros possibilitam uma boa comunicação com os “pretendentes”, mas o sucesso do diálogo está nas suas mãos. Siga as nossas dicas!

1. Dicas em relação à sua atitude

- Tome a iniciativa. Por muito tempo livre que tenha, não fique à espera que metam conversa consigo. Tome a iniciativa mesmo que seja uma mulher (porque já lá vai o tempo em que as senhoras tinham de aguardar que os homens lhe dirigissem a palavra). Se gostou do perfil de uma pessoa, avance e meta conversa!

- Trate a pessoa pelo nome. Tal como numa conversa presencial deve usar o nome do seu interlocutor no chat porque isso revela que lhe está a dar atenção. É possível que tenha de a interrogar porque nem sempre o nome de utilizador é o real. Ninguém se chama “gatinha21” ou “batman94”. Se assim for, não hesite, pergunte à pessoa como se chama ou, se ela preferir, trate-a pelo nome que usa no site.

- Seja educado(a). Nunca se esqueça dos bons modos. Embora um chat seja um ambiente mais descontraído, não deve fazer aos outros o que não gostava que lhe fizessem a si: não fale com dois ou duas pretendentes ao mesmo tempo, não deixe de cumprimentar a pessoa nem de se despedir. Um “prazer em conhecer” não fica mal a ninguém.

- Seja modesto(a). O meio online é propicio a alguns exageros, mas a verdade é que a falta de modéstia acaba por afastar as pessoas. Ninguém quer saber das suas conquistas amorosas ou dos seus bens pessoais numa primeira conversa online, entendido?

- Seja positivo(a). É importante ter uma atitude positiva. Se levar as suas tristezas, reclamações e ressentimentos para o site de encontros o mais provável é continuar sozinho(a). Se pensar bem, a intensão destes sites é dar-lhe a conhecer pessoas simpáticas e bem-dispostas que lhe proporcionem momentos interessantes e divertidos.

- Seja você mesmo(a). Apesar destas dicas, o mais importante é que se mantenha fiel a si próprio(a), porque a intensão é chegar a um encontro presencial de sucesso. E não o alcançará ludibriando o seu parceiro(a).

2. Dicas em relação à forma como deve escrever

- Evite erros gramaticais. Não assassine o português! Conhecer a gramática e ortografia da língua nativa é fundamental para quem se apresenta online, por escrito. Se der erros não vai deixar uma boa impressão.

- Use perguntas abertas. Durante a conversa de chat use com mais frequência perguntas abertas do que perguntas fechadas onde a pessoa pode responder apenas com “sim” ou “não”. Ou seja, em vez de “gostas de viajar?” pergunte “onde costumas passar férias?”.

3. Dicas em relação à forma como deve orientar a conversa

Orientar conversa

- Use um cumprimento original. Pode começar a conversa por um “olá” mas por que não um “Como estás?” ou um “Viva! Gostei muito do teu perfil, podemos conversar uns minutos?”.

- Pense antes de perguntar. Nada como pensar antes de escrever de modo a que não lhe saia nenhuma pergunta íntima ou descabida. Claro que em sites mais picantes há espaço para perguntas descaradas, mas se o que pretende é uma relação séria, recomendamos algum cuidado. Não seja invasivo(a). Espere pelo momento certo.

- Deixe a conversa fluir de forma natural. Não obstante o uso de uma linguagem e abordagem cuidada, não seja formal. O ideal é que a troca de mensagens no chat seja descontraída. Apesar de estar frente a um computador, o objetivo é conhecer pessoas da forma mais natural possível.

- Use as chamadas perguntas chave. De acordo com uma pesquisa sobre as melhores perguntas para um primeiro encontro, concluiu-se que os casais que concordam na resposta às questões que se seguem têm mais probabilidades de vir a namorar:

Gostas de filmes de terror?

Já viajaste para outro país sozinho(a)?

Não gostavas de largar tudo e morar num veleiro?

4. Dicas em relação aos assuntos

Escolha os melhores assuntos! Comece com alguma conversa fiada usando tópicos vagos e generalistas (“há quanto tempo estás inscrito(a) neste site?”, por exemplo) mas depois passe a outros temas, entre os quais:

- Futuro. Pergunte-lhe sobre os seus sonhos, ambições, projetos pessoais e profissionais. Mas nada de “gostavas de ter filhos?” ou “pretendes casar?”. Esses tópicos estritamente ligados a projeções de uma vida a dois são proibidos numa primeira conversa online.

- Viagens. Se nunca viajou pode passar esta sugestão à frente, mas se já fez algumas viagens este é um excelente tópico. Faça perguntas sobre os locais que mais agradaram à pessoa, a gastronomia que mais gostou… e aproveite para lhe contar as suas histórias também.

- Comida. Como toda a gente come, falar sobre comida é sempre um tópico de recurso porque não tem como falhar. Pergunte quais os pratos preferidos ou se gosta de algum tipo de cozinha em especial. Sushi? Comida italiana? Restaurante chinês?

- Festas. Festa é festa! Pergunte-lhe se costuma sair à noite e que locais frequenta. Ao mesmo tempo que está a avaliar se vai ser divertido ir a uma festa com essa pessoa, sonda o melhor local para sugerir um encontro! Agora, se o seu ou sua pretendente lhe disser que não gosta de festas, passe rapidamente a outro tópico. Por exemplo: “e cinema, gostas?”

- Gostos pessoais. Qualquer pessoa se sente à vontade a falar da sua música, filmes, livros, peças de teatro preferidas. Por isso, pergunte-lhe pelo livro que mais gostou ou pelo último concerto a que foi. E confronte as respostas com as suas próprias opiniões e gostos pessoais. Assuntos relacionados com problemas sociais e/ou polémicos também são sempre bem-vindos, porque é rara a pessoa que não tem uma opinião formada e muita vontade em a transmitir (atentados, violência, incêndios…).

Bom, na segunda conversa online já estará por sua conta e risco! Aguardamos as suas dicas sobre como conversar pela segunda vez com uma pessoa num site de encontros. E… boa sorte!


Sem comentários

Comente o artigo

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios *