Blog que avalia e compara sites de encontros

Sexo sem compromisso: pequeno manual para relacionamentos casuais bem-sucedidos

24 de maio, 2022
Sexo sem compromisso: pequeno manual para relacionamentos casuais bem-sucedidos

Gosta de ser solteiro? Está farto de passar a vida à procura da pessoa certa? Não quer encetar um romance estável? Mas quer continuar a viver saudável e feliz? Hum... Talvez os relacionamentos casuais sejam os mais indicados para si, mas a companhia esporádica e o sexo sem compromisso (também) exigem boas práticas de conduta.

A expressão "relacionamentos casuais" remete logo para casos de one night stand que duram um par de horas e isentam as pessoas de qualquer tipo de comprometimento, mas a verdade é que uma relação casual implica responsabilidade emocional e não isenta ninguém de estabelecer um bom processo de comunicação. As aventuras são mágicas, mas não acontecem por magia! Portanto, continue a ler para perceber o que são relacionamentos casuais e como ter relacionamentos casuais bem-sucedidos!

O que são relacionamentos casuais?

Como o nome indica, relacionamentos casuais são aqueles que acontecem ocasionalmente, ou seja, não são frequentes e não têm regras claras, ou pelo menos não têm implícito um compromisso de longo prazo.

Nos relacionamentos casuais as pessoas envolvidas decidem sair juntas, sem exigências, para viver o momento: quer a saída signifique um jantar a dois, com uma boa dose de gargalhadas, ou uma noite de sexo sem as regras e limites de um relacionamento mais convencional.

Relacionamento casual versus sexo casual

Muitas vezes o relacionamento casual é associado a sexo casual, aquele que acontece quando conhece uma pessoa numa app de encontros, por exemplo, e algumas horas depois vai para a cama com ela. Mas o relacionamento casual é diferente! Em primeiro lugar, não implica um só encontro, como o nome indica pode tratar-se de um relacionamento, só que sem compromisso, ou seja, um relacionamento em que o casal não está a namorar um com o outro. Em segundo lugar, um relacionamento casual pode não ser de índole sexual, quando as duas pessoas querem apenas usufruir de boa companhia. E em terceiro lugar, enquanto que num encontro para sexo casual não é necessário estabelecer uma comunicação verbal efetiva, no relacionamento casual o diálogo é fundamental para não defraudar expetativas.

Como ter relacionamentos casuais bem-sucedidos?

Se gosta mais de relacionamentos casuais do que de relacionamentos românticos, saiba os primeiros também possuem algumas regras ou boas práticas para que os encontros sejam bem-sucedidos... e se mantenham informais e divertidos!

Seja honesto

A comunicação é fundamental em qualquer tipo de relacionamento, e os encontros casuais não fogem à regra! Nesse sentido, deve começar por ser honesto e explicar o que pretende desse relacionamento, dizendo, por exemplo, que gosta de estar com essa pessoa, mas não procura um romance sério. Seja franco e respeitoso, mas não poupe ninguém da verdade!

Procure alguém que também queira ter um relacionamento casual

Para o relacionamento casual resultar, é fundamental que procure uma pessoa que esteja no mesmo registo, ou seja, uma pessoa que também seja adversa a compromissos românticos. Sentindo dificuldade em encontrar a sua alma gémea para fazer sexo sem compromisso, experimente inscrever-se num dos vários aplicativos de relacionamentos e sites de encontros!

Clique aqui para conhecer as vantagens e desvantagens dos sites de encontros.

Seja cordial e respeitador

Para viver relacionamentos casuais bem-sucedidos precisa de respeitar a outra pessoa, e isso não significa que lhe seja fiel e que não saia com mais ninguém, mas pressupõe gentileza e atenção nos momentos em que estão juntos ou que estão a conversar através de um site de encontros, por exemplo.

Defina regras básicas

Defina, em conjunto com a outra pessoa, algumas regras básicas para o vosso relacionamento casual, nomeadamente:

• O relacionamento é casual, mas exclusivo, ou podem sair com outras pessoas em simultâneo?

• Com que frequência se devem encontrar? Uma ou quatros vezes por mês? Durante a semana ou ao fim de semana?

• O relacionamento casual deve manter-se em segredo ou pode tornar-se público? Fica entre vocês ou podem partilhar com alguns amigos?

• Como devem entrar em contacto? Pelo chat do site de encontros? Telefonando, enviando email ou SMS?

• Com que frequência devem entrar em contacto, tendo em conta que não pretendem encetar um envolvimento emocional?

• Devem terminar se algum se envolver demais e acabar por se apaixonar, ou se algum se apaixonar por outra pessoa?

relacionamentos casuais

Planeie saídas divertidas e amigáveis

Encontros românticos estão fora de questão em relacionamentos casuais! O melhor é mesmo programar saídas mais divertidas e informais: em vez de um jantar à luz de velas, que tal assistirem a um concerto rock ou irem jogar bowling?

Evite situações que sinalizem um compromisso

Se a sua ideia é, de facto, ter relacionamentos casuais bem-sucedidos, não convide a outra pessoa para jantares em família ou festas da empresa, casamentos, batizados e outras celebrações que possam favorecer um envolvimento e que possam dar sinais de que a vossa relação é séria.

Mantenha a conversa leve

Independentemente de ter criado ou não algum tipo de amizade, não deve levar para os encontros casuais assuntos sérios, tristes ou aborrecidos porque o objetivo é divertirem-se e manterem o relacionamento simples.

Controle os seus sentimentos

Pode acontecer envolver-se demais e acabar apaixonado pela outra pessoa, sem o ter planeado. O que fazer? Conversar! Explicar o que está a sentir e verificar se a relação ainda pode funcionar nos moldes de relacionamento casual.

Perceba como terminar o relacionamento

Já se aborreceu? Essa relação casual dura há tempo demais? Apaixonou-se por essa pessoa ou, contra todas as suas expetativas, conheceu alguém com quem quer encetar um romance estável? Seja porque motivo for, se decidir terminar o relacionamento, não tenha a desfaçatez de desaparecer do mapa, pura e simplesmente! Fale com a outra pessoa, de preferência presencialmente, seja respeitoso e cuidadoso para não ferir a sua suscetibilidade e autoestima.

Relacionamentos casuais não são para todos. Mas se é isso que pretende, força! A sua felicidade não tem rótulos nem regras sociais, e por isso a sua única preocupação deve ser encontrar alguém com as mesmas expetativas, e ainda assim comunicar e respeitar as opiniões e decisões dessa pessoa, e da outra, da outra, da outra...


Sem comentários

Comente o artigo

Campos obrigatórios *