Sabem aquela ideia do “felizes para sempre” que passa no cinema? Não é irreal! Só não podem acreditar que é possível ter um casamento feliz sem esforço de ambas as partes. Pelo contrário! É preciso que apostem em carinho, amabilidade, fidelidade, sexo, diversão, apoio e comunicação, entre outras dicas para manterem a chama acesa e o relacionamento em alta, sempre!
Quando disseram o “sim”, acreditando num casamento feliz, nem vos passou pela cabeça que com o passar dos anos, a relação pudesse definhar, não é verdade? Porém, e embora isso seja normal em casamentos de longa data, façam o favor de não se esquecerem de que podem ter sempre - e para sempre - uma vida amorosa digna de um conto de fadas se tiverem a sensibilidade para tomarem as atitudes mais acertadas ao longo da vossa vida em comum. Lembrem-se que nenhum matrimónio é imune ao desencanto e que por isso precisam de respeitar, todos os dias, alguns dos maiores segredos para um casamento feliz e duradouro. Vamos conhecê-los?
1. Namoro
Um dos segredos para um casamento feliz é perpetuar o namoro, porque, com esta vida moderna tão agitada, se não encontrarem espaço para manterem programas a dois – nem que seja uma vez por mês – correm o risco de ver a vossa relação desleixar-se. Por isso, tomem a iniciativa de sair para um encontro de quando em vez, perfumados e bem arranjados!
2. Amor
Para manter a chama acesa, é fundamental que demonstrem o amor que nutrem um pelo outro, seja através de caricias, beijos, abraços ou de uma simples caminhada de mãos dadas.
3. Sexo
O sexo também é importante num casamento e embora seja natural que o desejo diminua com o tempo e com o avançar da idade, devem esforçar-se por manter a intimidade, nos moldes que mais vos agradar. Os benefícios fisiológicos e emocionais que o sexo proporciona são importantes para ultrapassarem alguns problemas e para melhorarem o humor e manterem um casamento feliz.
4. Amabilidade
Mesmo que tenham tido um dia difícil, não se esqueçam de ser sempre amáveis um com o outro, seja através de palavras ou de atitudes. A gentileza e a simpatia são dos segredos para um casamento feliz mais difíceis de praticar em relações de longa data, mas são dos mais importantes para amar e ser amado!
5. Desapego
Regra geral, nos casamentos felizes há alguma independência emocional e isso não significa desamor. Pelo contrário, a independência emocional prova que estão juntos porque, simplesmente, gostam da companhia um do outro e não porque precisam um do outro.
6. Confiança
A confiança é um dos pilares que nunca deve desabar num casamento. Logo, não cedam a ciúmes e desconfianças, confiem um no outro e deem razões para confiar.
7. Elogios
Se sinceros, os elogios são uma espécie de lubrificante em qualquer relação porque além de toda a gente gostar de receber elogios, num casamento eles são particularmente importantes para demonstrarem que continuam a amar e a valorizar a outra pessoa: o seu sorriso, o seu cabelo, o seu sentido de humor, o seu otimismo, simpatia, honestidade, profissionalismo, etc.
8. Apoio
Quando decidiram dizer “sim”, sabiam que iam partilhar a vossa vida com outra pessoa e isso significa, entre outras coisas, que se devem apoiar sempre, ou seja, contar um com o outro em todas as situações: pessoais, familiares e profissionais, mesmo naquelas em que possam discordar.
9. Comunicação
A comunicação clara e atempada é importante para sustentar um casamento feliz, porque é a chave para o diálogo, para a resolução de mal-entendidos e conflitos.
10. Fidelidade
É fundamental que se mantenham leais e fies em pensamentos e ações, e nem é assim tão difícil porque quando o amor é verdadeiro, se surgir uma terceira pessoa, é mais fácil expulsá-la do pensamento do que cair em tentação.
11. Surpresas
Qualquer casamento, mais tarde ou mais cedo, entra numa rotina e o vosso não será exceção, mas tentem contrariá-la. Como? Através de surpresas, de atitudes inesperadas que vão deixar o cônjuge satisfeito: um bilhetinho na mesa de cabeceira, uma flor no regresso a casa, um presente, um jantar romântico à luz de velas, um fim-de-semana a dois… ideias não faltam para surpreenderem e evitarem que a relação caia na mesmice.
12. Divertimento
É importante que se divirtam juntos, que continuem a soltar gargalhadas ao mesmo tempo, seja durante uma brincadeira, um passeio ou um filme de comédia. Enquanto conseguirem rir juntos, nem que seja dos disparates um do outro, está tudo bem. A diversão também é o que, em momentos mais difíceis, os vai lembrar do que os uniu e afastar o que os pode estar a separar.
13. Calma
É verdade que nenhum casamento está imune a discussões e algumas são inevitáveis… mas outras não! É por isso que os aconselhamos a manter a calma em momentos difíceis e a fugir de discussões que podem transformar o vosso casamento feliz num casamento infeliz. E reparem que não é complicado, basta arejar a cabeça para evitar uma discussão das feias. Que tal saírem para dar uma volta e regressarem quando os ânimos acalmarem e conseguirem conversar mais tranquilamente e resolver o assunto? Se necessário, coloquem-se no lugar um do outro, pois esta é uma excelente forma de compreender o que pode estar por detrás de uma arrelia. Sejam compreensivos, sim?
14. Perdão
Nenhum casamento une duas pessoas perfeitas que não cometem erros, certo? Pois bem, devem ter a capacidade de perdoar, sempre que necessário, pois todas as pessoas têm o direito de errar e o dever de perdoar.
15. Finanças
E por fim, um conselho que não poderíamos deixar de incluir nesta lista de segredos para um casamento feliz: sejam sempre honestos em relação às vossas finanças! Evitem as dívidas que tantas discussões costumam acarretar, gastem menos do que ganham e tenham uma reserva para imprevistos. Mas acima de tudo, discutam orçamentos entre vocês porque uma crise financeira pode dar conta de uma relação.
Sem comentários