Blog que avalia e compara sites de encontros

15 Erros a evitar em início de namoro

12 de Dezembro, 2019
15 Erros a evitar em início de namoro

O mar é azul. O sol brilha. O vento sopra mansinho. Os pássaros cantam. As pessoas sorriem. A vida é bela e amarela! No início de uma relação amorosa é tudo lindo… até começar a cometer os típicos erros a evitar em início de namoro!

Congratulamo-lo(a) por ter encontrado essa pessoa especial e estar com vontade de passar o tempo todo junto dela aos beijos e abraços, mas como quem o avisa seu amigo é, aqui vai: tenha cuidado com os seus impulsos de forma a não cair em armadilhas que podem estragar a relação! Se precisa de ajuda para não cometer deslizes, aproveite esta lista e tome nota dos 15 erros a evitar em início de namoro.

1. Contar pequenas mentiras

Percebemos que em início de namoro queira impressionar essa pessoa especial ou mesmo evitar conflitos, seja num site de encontros seja fora dele, mas por mais inofensiva que seja uma mentira, corre sempre o risco de, no futuro, ser confrontado com ela. Além disso, se sente necessidade de enganar é porque a relação não está a começar da melhor maneira, não é verdade? Por isso, por mais inocente que seja a mentira, evite-a!

2. Tentar esconder o seu passado

Tal como não deve contar mentiras, também não deve esconder nada do seu passado. Mesmo que tenha episódios menos felizes e momentos que não tem orgulho em relembrar, se a sua namorada(o) perguntar por algo que não lhe apetece responder, o melhor é desabafar desde logo sobre o assunto para que isso não assombre a relação. Até porque, o que lá vai, lá vai! E este é um dos erros a evitar em início de namoro seja em conversas presenciais seja em chats de sites de encontros.

Por falar em sites de encontros, conhece as vantagens e desvantagens destas plataformas?

3. Fazer comparações com ex-namoradas(os)

Muitas pessoas sentem-se impelidas a comparar as namoradas ou namorados com ex-companheiras(os), mas isso é algo que não se deve fazer (nem sequer se for para elogiar), particularmente no início da relação. A pessoa em causa vai ficar desagradada ou, pelo menos, constrangida. Claro que se for ela a perguntar pelos seus relacionamentos anteriores deve responder, sim, mas sem dizer quem é melhor que quem a fazer o quê, entendido? Para encetarem uma relação feliz, ambos se devem libertar da bagagem emocional e construir algo de novo.

4. Achar que pode mudá-la(o)

Perigo! Se logo no início da relação sente vontade de mudar a sua namorada(o) é porque essa pessoa pode não combinar consigo. Tentar mudá-la será uma tarefa inglória e acreditar que a mudança vai ser possível, uma perca de tempo. Se não conseguir lidar bem com os defeitos da sua parceira(o), é melhor partir para outra e continuar as suas pesquisas nos sites de encontros… ou então aceitar a pessoa tal como ela é.

5. Abdicar dos seus interesses

Outro dos erros a evitar em início de namoro é abdicar dos seus interesses. E isso porque os seus interesses são o que melhor o(a) definem e se os abandonar vai acabar por se tornar uma pessoa diferente e muito provavelmente, mais entediante. Manter a sua individualidade e segurança faz com que seja respeitado(a), mesmo que tenha de roubar algum tempo ao namoro… e quando se encontrarem, a relação vai ficar mais saudável!

6. Ser muito intenso(a)

Sim, o início de um namoro é sempre uma fase deliciosa pontuada por abraços e beijinhos, mas é preciso ter cuidado com essa intensidade. Não seja “melga”, vá com calma. Dar afeto e atenção é bom e imprescindível para manter a relação saudável, contudo não se pode esquecer que, por um lado, já existia antes de a(o) conhecer e, por outro, ela(e) também já tinha uma vida própria antes de namorar consigo, pelo que se insistir em ficar colado(a) nessa pessoa o tempo todo pode arruinar tudo. Aproveite cada etapa do relacionamento com tranquilidade e não pense que precisam de passar 24h por dia juntos. Porque não precisam.

7. Ser controlador(a)

O que é que fizeste hoje? Com quem tiveste? A que horas saíste? Por que não me atendeste o telefone à hora de almoço? Estas e outras perguntas devem ir para a sua lista negra, sim? Fazem parte dos erros a evitar em início de namoro. Não queira que logo no começo da relação a sua namorada(o) lhe dê um relatório completo do que faz e com quem esteve. Mesmo que só queira saber por onde ela(e) anda ou se ela(e) abandonou os sites de encontros, tenha calma. Com o passar do tempo, acabará por perceber como é o dia-a-dia dessa pessoa.

8. Estar disponível o tempo todo

Mesmo que esteja completamente apaixonado(a), não se mostre demasiado disponível porque caba por passar a impressão de que abandonou a sua própria vida pessoal e o emprego por causa do namoro. E, como sabe, qualquer pessoa deseja a seu lado uma pessoa com vida própria que saiba quais são as suas prioridades, mas que cumpra com as suas responsabilidades.

9. Colocá-la(o) num pedestal

É natural que esteja encantado com a sua namorada(o), mas tente não a(o) colocar num pedestal. Compreendemos que nesta fase lhe seja difícil de acreditar que ela não é a mulher perfeita ou que ele não é a reencarnação de um príncipe encantado, mas com o tempo vai perceber que todas as pessoas tem características menos boas, e se não começar hoje mesmo a pensar assim, mais tarde vai sofrer uma desilusão que até pode acabar com a relação.

10. Abusar da intimidade

Apesar de ter ao seu lado uma pessoa maravilhosa com quem tem imensa cumplicidade, no início de namoro não convém ter uma intimidade excessiva, ou seja, feche a porta da casa de banho quando a utiliza, como sempre fez, não solte gases, não corte as unhas à frente dela(e), etc. Dê tempo ao tempo, e por agora lembre-se dos erros a evitar em início de namoro, pois em anos vindouros seguramente que acabarão por partilhar a casa de banho ao mesmo tempo, inclusive com os miúdos. No começo de namoro, nunca!

11. Esquecer os amigos

Muitas pessoas quando estão apaixonadas giram à volta do objeto da sua felicidade e esquecem os amigos. Mas a verdade é que há (sempre houve) tempo para tudo. Não fique à espera de terminar um relacionamento para recorrer aos seus amigos, porque nessa altura eles podem não estar lá. Se joga futebol com a rapaziada ao sábado de manhã ou se janta todas as segundas feiras com as suas colegas, por favor continue a fazê-lo. Não se esqueça de que estes hábitos já existiam antes e por algum motivo. Há sempre forma de conciliar as coisas boas. O que possivelmente já não precisa é de regressar aos sites de encontros, não é verdade?

12. Sentir ciúmes

Um relacionamento que comece com crises de ciúmes, começa mal. Muito mal. Isso porque o ciúme possessivo não é saudável em nenhum tipo de relacionamento e se um namoro se enceta assim só pode acabar assim, também. Mal. Muito mal. Por isso, não se esqueça que ninguém é de ninguém. Se ela quer ia às compras com as amigas ou ele quer ir ao bar com os colegas, não se incomode e dê um voto de confiança.

13. Vigiar as redes sociais

Mais erros a evitar em início de namoro? Ora, nos tempos modernos quase toda a gente tem perfis em redes sociais, como o Facebook, e por isso mesmo é relativamente fácil controlar uma pessoa. E não tem mal nenhum dar uma espreitadela, mas nada de monitorizar os comportamentos da sua namorada(o), nem os horários em que esteve online, nem os likes que colocou nem os comentários que escreveu ou as fotos que partilhou. Cada um tem a sua vida e os seus conhecidos em redes sociais. O que interessa é como passam o tempo que estão juntos.

14. Relaxar nos cuidados com a sua aparência

O quê? Deixou de fazer a barba todos os dias? Esqueceu-se de depilar as pernas? Não arranjou o cabelo? Vestiu uma camisola com nódoas! Na, na, na! Lá porque conquistou aquela pessoa especial, não quer dizer que agora se possa deitar à sombra da bananeira. Pelo contrário, deve continuar a arranjar-se como na altura em que a estava a conquistar! Esteja sempre apresentável para a sua namorada(o).

15. Falar sobre casamento e filhos

Na verdade, a consequência de um namoro sério é o casamento. E a consequência de um casamento feliz, os filhos, mas… falar-lhe sobre isso no início de namoro é um erro crasso a não ser que a(o) queira espantar. Não faz sentido fazer planos quando a pessoa em causa pouco mais é que uma desconhecida. É possível que acabem no altar, sim, mas vá com calma! Até porque se as coisas não correrem bem, a frustração e os problemas não são tantos como aqueles que poderia sentir se tivessem comprado um apartamento para viverem juntos, por exemplo.

E agora que conhece 15 erros a evitar em início de namoro, clique aqui e saiba como fazer quando chegar a hora do primeiro encontro. E depois, sim, está preparado(a) para avançar! Boa sorte!



Um comentário

  • A fan 16 dez 2019, às 12:31

    O maior erro é avançar demasiado rápido. É importante conhecer a pessoa bem antes de nos investirmos emocionalmente. As pessoas que agem com o coração estão condenadas a repetir os mesmos erros "time and time again"

Comente o artigo

Campos obrigatórios *