Blog que avalia e compara sites

Vantagens e desvantagens dos sites de encontros

07 de Agosto, 2018
Vantagens e desvantagens dos sites de encontros

Os sites de encontros estão a popularizar-se cada vez mais em Portugal. A uns criam estranheza, a outros curiosidade e a muitos outros companhia. De um lado os céticos que não acreditam que estas coisas funcionem, do outro os cibernautas que já mal investem em encontros presenciais e pelo meio… Bom, pelo meio está você, indeciso(a) em se inscrever num site de encontros. Podemos ajudar?

Se grande parte da sua vida está a acontecer na Internet (trabalho, compras, convívio…) por que não seguir o mesmo caminho no que toca a relacionamentos? Conhece casais felizes que começaram a namorar na web? Já teve as suas próprias experiências online? Leu sobre fraudes em aplicativos de encontros? Neste momento está solteiro(a) e gostava de arranjar companhia, mas não sabe se a Internet pode ajudar? Pois bem, vamos dar um empurrãozinho através desta lista de prós e contras de sites de encontros.

Vantagens dos sites de encontros

- Com a vida agitada dos tempos modernos, muitas vezes estas plataformas são as únicas formas possíveis de conhecer pessoas.

- Os sites de encontros ajudam também a entrar em contacto com solteiros(as) fora do círculo social habitual.

- Dão uma maior liberdade de escolha: há centenas de membros online!

- São uma ferramenta particularmente interessante para pessoas mais tímidas e com baixa estima que não tomariam a iniciativa de tentar um encontro real, mas que pela Internet conseguem conversar e criar confiança suficiente para encarar a hipótese de um encontro presencial.

- Funcionam para pessoas mais “preguiçosas” ou com falta de paciência ou de companhia para sair à noite, por exemplo.

- Ampliam o leque geográfico: os membros só precisam de ter acesso à Internet e não de estar num lugar específico a uma hora exata!

- Permitem uma filtragem prévia de características que são essenciais num parceiro(a), de acordo com um algoritmo que junta membros aparentemente compatíveis e de acordo com métodos cientificamente comprovados para desencadear o romance.

- Evitam a rotina por bares e discotecas em encontros ao acaso, mas sem sucesso.

- A sua utilização é fácil, pois as plataformas de sites de encontros costumam ser bastante intuitivas.

- Um relacionamento através de um chat é económico, no máximo o membro tem de pagar a sua inscrição no site de encontros, mas de resto não há despesas em saídas com o propósito de conhecer pessoas.

- Permitem o anonimato.

Desvantagens dos sites de encontros

- O algoritmo dos sites de encontros (cujo segredo está guardado na indústria destes sites e aplicativos) não consegue fazer um teste de compatibilidade complexo e infalível, porque fatores como a história pessoal e a química são deixados de lado.

- Os perfis de utilizadores são incompletos e não dizem o suficiente sobre os membros dos sites.

- Apesar de existirem cada vez mais casais que se conheceram através da Internet, em sites de encontros, aplicativos e redes sociais, a ciência (ainda) não produziu nenhuma evidência de que são realmente funcionais em termos científicos.

- O excesso de perfis pode ser prejudicial porque, tal como acontece noutro tipo de “consumo”, quando há muita escolha o cliente, neste caso o membro do site de encontros, tem mais dificuldade em decidir o que escolher ou por onde começar. Ter muitas opções pode ser para algumas pessoas, desmotivante.

- Outra desvantagem é que a grande quantidade de utilizadores nesses sites pode dar a ideia de que a maioria não procura um relacionamento sério.

- A grande oferta nos sites de encontros leva os utilizadores a ficarem cada vez mais exigentes, inclusive com as fotos ou a imagem física dos ou das pretendentes.

- Mais do que num bar ou numa discoteca, num site há maior probabilidade de se encetarem relacionamentos com pessoas que mentem e levam uma vida dupla.

-Há ainda alguma insegurança, particularmente para as mulheres, nos sites de encontros. Não na plataforma em si, mas no encontro presencial e/ou na possível tentativa de fraude.

E agora é analisar os prós e contras e perceber se um site de encontros é uma boa alternativa para si que quer encontrar um novo amor. E não deixe de ler também o nosso artigo com 3 conselhos para escolher um site de encontros!


Sem comentários

Comente o artigo

Campos obrigatórios *