Blog que avalia e compara sites

10 dicas para superar a solidão

17 de Janeiro, 2018
10 dicas para superar a solidão

Fazer companhia a si próprio(a) é - no mínimo – monótono. Por isso, aqui ficam algumas dicas para conseguir rápida e facilmente trazer mais pessoas para a sua vida e deixar de se sentir só e triste.

Por vezes a vida não lhe oferece o conforto de uma relação afetiva, afasta-o(a) de familiares e amigos e instala um sentimento de solidão que mais do que se caracterizar pelo facto de não ter outras pessoas por perto, significa isolamento moral porque sabe ou pensa saber que não tem ninguém que se importe realmente consigo. E não interessa como chegou a esse ponto (simplesmente sente-se só, está fisicamente longe de amigos e familiares, terminou uma relação, perdeu um ente querido…), interessa evitar este sentimento tão negativo! Há vários estudos clínicos que revelam que a solidão é muito prejudicial à saúde: as pessoas que se sentem sós tendem a sofrer de mais doenças do que aquelas que se sentem amadas e acolhidas pela família e amigos. A questão é, como passar do primeiro grupo para o segundo? Efetivamente, existem algumas dicas que podem ajudar, estratégias que pode levar a cabo sozinho(a).

Inscreva-se num site de encontros

Já percebeu que a vida hoje em dia tem uma grande componente tecnológica e virtual e que as hipóteses de encontrar uma pessoa casualmente são mais pequenas do que na web? Sabia que a probabilidade de acabar por conhecer alguém compatível consigo num site de encontros é enorme? Livre-se de preconceitos, perca a vergonha, diga adeus à preguiça, ligue-se à Internet e inscreva-se num ou mesmo em vários sites de encontros… independentemente de estar à procura de amigos, namorados(as), relacionamentos casuais ou sérios. Mas antes, leia os nossos conselhos sobre como escolher um site de encontros!

Evite o isolamento

Apesar de poder estar inscrito num site de encontros, não se deve isolar em casa, frente ao computador, mesmo que seja a sua única vontade. Lembre-se que isso só pode piorar a situação e levar a pensamentos negativos sobre si. Aproxime-se de pessoas com quem tem mais confiança e intimidade: a sua mãe, uma amiga, um irmão…

Valorize-se

Sempre que o sentimento de solidão o(a) levar a pensar mal de si mesmo(a), identifique os pensamentos negativos e afaste-os revertendo o processo: em lugar dos defeitos, lembre-se das suas qualidades! O que precisa nesses momentos é recordar o que tem de melhor. E valorizar isso.

Faça planos com amigos

Se tem amigos por perto, tente passar algum tempo com eles: em festas, jantares, compras, passeios, cinema, desporto… Se fizer um esforço para planear pequenos programas durante a semana com diferentes pessoas, acaba por preencher o seu tempo livre socializando, e isso a seu tempo acaba com o sentimento de solidão.

Passe mais tempo fora de casa

Não tem amigos com quem fazer planos? Então saia de casa na mesma! Sabia que o ar livre por si só tem funcionado na cura da solidão para muitas pessoas? Embora possa parecer estranho, se passear ou viajar sozinho(a), o tempo que vai passar na natureza vai melhorar o seu estado emocional e afastar os sentimentos negativos de solidão. Alem disso, a luz do sol ajuda a aumentar as endorfinas do organismo e fazer explorações em novos lugares, leva o sangue a fluir e faz com que se sinta mais feliz e menos concentrado(a) na solidão. Equilibra o seu estado mental! Se não tem capacidade financeira ou tempo para viajar, experimente, pelo menos, conhecer zonas interessantes para caminhadas. Se não estiver interessado(a) em andar, pegue na bicicleta, arranje um caiaque… mas saia, pela sua saúde!

Pratique uma atividade em grupo

Dança, ginástica, aula de costura, curso, clube de leitura… Há muitas atividades em grupo em que se pode inscrever de forma a usufruir da companhia de pessoas com os mesmos interesses.

Mostre interesse pelos outros

Uma forma simples de afastar a solidão, é demonstrar interesse e valorizar também o que as outras pessoas tem a oferecer em vez de concentrar a conversa em si próprio(a). Repare que ao fazer isso, por interesse genuíno, as outras pessoas também se vão interessar mais pelo que faz e diz. E isso atrairá mais gente para a sua vida.

Arranje um passatempo

Que tal dedicar algum tempo a uma atividade que goste? É fácil afastar a solidão concentrando-se num hobby que lhe dê prazer ou pelo qual tenha alguma habilidade ou apetência. Sempre que sentir tristeza, faça um esforço consciente para passar algum tempo a dedicar atenção a um passatempo: ler, correr, fazer croché, cozinhar, pintar…

Comece um projeto

Em vez do hobby ou mesmo a par dele, por que não começar um novo projeto? Trabalhar num grande projeto pode ser uma ótima forma de se distrair de sentimentos negativos associados à solidão e de dar um novo propósito à sua vida: seja pintar o interior da sua casa, seja remodelar a sala, seja iniciar um novo curso, aprender um idioma ou começar um negócio.

Arranje um animal de estimação

Visitar familiares e passar algum tempo fora de casa com ou sem amigos não é uma opção para si? Então por que não considerar adotar um animal de estimação para ajudar a combater a solidão? Vários estudos revelam que as pessoas com animais de estimação são menos propensas a sofrer de depressão e solidão. Cães e gatos são geralmente considerados os melhores animais de companhia porque são afetuosos, gostam de contacto físico e de interagir com os donos, além de que vão conseguir distrai-lo(a) dos sentimentos negativos que o(a) podem estar a deprimir. No entanto, tenha em conta que um animal de estimação é também uma grande responsabilidade e requer muito tempo e atenção. Um cão, por exemplo, exige muita dedicação, mas um pássaro ou um porquinho-da-índia não precisam de tanta disponibilidade e também podem ajudar a combater a solidão.

E agora fica por sua conta! Siga algumas das nossas dicas – pelo menos uma – e diga adeus à solidão!


Um comentário

  • Susy 17 jan 2018, às 15:43

    Boas sugestões! A minha sugestão é cruzeiros ou campos de férias de verão. São ambientes muito descontraídos e com muitas actividades para conhecer alguém. Beijinhos!

Comente o artigo

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios *