Blog que avalia e compara sites

Como escolher uma foto de perfil

12 de Novembro, 2017
Como escolher uma foto de perfil

Os sites de encontros funcionam como uma espécie de catálogo onde os utilizadores fazem a seleção através das fotos. Por isso é importante que escolha com cuidado a ou as imagens que vai disponibilizar aos seus pretendentes. A foto errada pode afastar as pessoas, mas a foto certa pode destacá-lo(a) e trazer-lhe muitas alegrias!

A foto de perfil é meio caminho andado para o sucesso do seu namoro online… se bem escolhida, claro! Se utilizar uma imagem desadequada ou não usar imagem de todo o mais certo é não ser contactado(a) nem obter resposta às suas mensagens. Há que escolher uma foto apelativa e ao mesmo tempo confiável. Deve usar a foto tirada no verão de 2014 em que estava no seu melhor a nível físico ou aquela que tirou ontem num jantar entre amigos em que aparece todo sorridente? Usar a selfie ou a foto com a camisa preta decotada? Com o gatinho, a fazer ski ou… Podemos ajudá-lo(a) a escolher?

Foto atual

Regra número um: a foto deve ser atual. Por muito tentadora que seja a ideia de usar uma foto de há 10 ou 20 anos atrás em que estava bem mais jovem e bonito(a), abandone-a! Deve mostrar-se como realmente é, em 2017, porque de outro modo o mais que pode conseguir é receber insultos num primeiro encontro, quando os(as) pretendentes perceberem a fraude. Usar fotos muito antigas ou que nem sequer são suas só vai funcionar se não quiser marcar um encontro de verdade. Mostre-se como realmente é.

Foto com boa definição

Não descure a qualidade. A foto de perfil deve ter uma boa definição. Nada de fotos com baixa resolução, escuras e desfocadas, até porque hoje em dia qualquer smartphone consegue captar uma boa imagem. É uma questão de não ter pressa. No entanto, também não deve recorrer a softwares de edição de imagem. Nem 8 nem 80! Aparecer numa foto atual sem uma única ruga quando tem 60 anos de idade, é capaz de ser demais.

Foto encenada

Se quiser, pode usar uma imagem encenada e mostrar, mais do que o seu visual, a sua maneira de ser. Terá de escolher com cuidado o elemento que melhor o(a) define e que pode entrar no cenário. Por exemplo, se é motard pode tirar uma foto ao lado da mota; se tem um cão, junto do animal; se gosta de vinho, com um copo na mão; se adora praia, sentado(a) à beira-mar, a fazer surf, a dançar, a ler… Além da foto encenada ser mais original, é uma forma de atrair pessoas que partilham gostos semelhantes aos seus. Os homens que procuram uma relação, em particular, preferem fotos de mulheres em alguma atividade do que a fazerem poses sensuais. Ao invés, uma foto de um homem musculado de calção de banho ou manga cava, mostra um utilizador mais interessado em sexo do que outra coisa. O mesmo acontece com uma foto de meio corpo de uma mulher com um decote generoso. É uma imagem muito comum num site de encontros, mas mostra uma utilizadora interessada em relações casuais, não é verdade?

Selfie

Selfie

Se tem dificuldades em encontrar alguém que lhe tire uma foto, tire você mesmo(a)! Das fotos mais simples e enquadradas às mais divertidas, as selfies funcionam bem e estão na moda. A vantagem aqui é que pode controlar a expressão e o movimento e captar exatamente a imagem que quer passar aos outros.

Foto de rosto

A foto de rosto é a mais comum em perfis de sites de encontros e não é por acaso. Como a cara é uma espécie de cartão de visita, pois é para o rosto das pessoas que olhamos primeiro, os utilizadores destes sites gostam de a mostrar. Aliás, a foto de rosto também é capaz de revelar a personalidade de uma pessoa através de expressões faciais e da aparência. Por exemplo, uma foto de rosto de um homem bonito e sorridente mostra, regra geral, um utilizador interessado numa relação mais séria, enquanto que uma foto tipo passe que poderia ser usada no cartão de cidadão, mostra um utilizador tímido e com pouco à-vontade para conhecer pessoas.

Foto de corpo inteiro

A foto de corpo inteiro não mostra tão nitidamente o rosto, mas permite que os outros possam apreciar melhor a sua silhueta. E se a sua postura e aparência forem claras, consegue chamar a atenção de mais pessoas neste tipo de sites. Por exemplo, uma foto de corpo inteiro de uma mulher arranjada e a sorrir mostra uma utilizadora disposta a conhecer pessoas, enquanto uma foto de uma mulher ou de um homem em lingerie não deixa margem para dúvidas nem aos mais céticos: mostra alguém interessado em sexo.

Foto em grupo

Não é comum a utilização de fotos em grupo nos sites de encontros, mas isso não quer dizer que não funcionem (desde que a sua imagem seja facilmente identificada no meio das outras pessoas). Por isso, se tem uma vida social intensa, pode escolher um momento espontâneo e uma foto natural e feliz com algumas pessoas para colocar no site.

Foto sorridente

Independentemente do tipo de foto de perfil que escolha, opte sempre por fazer um sorriso ou por apresentar uma pose sedutora e divertida, isso aumenta exponencialmente as hipóteses de ser contactado(a). Diz-se que as mulheres devem mostrar os dentes e os homens não, mais isso é lá consigo!

Se vai optar pela foto com a blusa vermelha decotada, a foto em que está de costas a admirar o pôr do sol, a foto a andar de bicicleta, a fazer mergulho, com o porquinho da índia ou a selfie a fazer caretas ao lado de amigos, isso é consigo. O importante é aproveitar estas dicas de modo a publicar uma imagem que o(a) identifique da forma como pretende ser visto(a) pelos outros. Se procura uma relação séria, contenção! Se procura sexo casual, extravagância! Importante é atingir os seus objetivos e, claro, tentar ser constantemente notado(a), alterando de quando em vez a foto de perfil… porque nos sites de encontros não se vence ninguém pelo cansaço.


Um comentário

  • Maria Renata 17 dez 2017, às 23:55

    Sim, fotos a mostrar os músculos no ginásio dispensam-se. Ou a mostrar outras coisas...

Comente o artigo

Campos obrigatórios *