Blog que avalia e compara sites

Como escolher um site de encontros

19 de Novembro, 2018
Como escolher um site de encontros

Psst! Decidiu inscrever-se num site de encontros? Parabéns! É porque já percebeu que o seu príncipe encantado não vai bater-lhe à porta ou que a mulher da sua vida não vai meter conversa consigo, ali no café da esquina. A questão que se impõe agora é: como escolher um site de encontros? É uma dúvida pertinente que vamos tentar esclarecer. Preparado(a)?

A probabilidade de acabar (bem) acompanhado(a) depois de se ter inscrito num site de encontros varia consoante a plataforma escolhida. Independentemente de estar à procura de um homem ou de uma mulher, de um relacionamento casual ou sério, deve libertar-se de preconceitos, perceber que a vida hoje em dia tem uma grande componente virtual e que as hipóteses de encontrar uma pessoa casualmente são mais pequenas (minúsculas) do que online. Além disso, a solidão pode ser muito triste, mas há pessoas que simplesmente não conseguem ter desenvoltura para conversar com estranhos numa festa, não é verdade?

Por estas razões, os sites de relacionamentos são muito procurados na Internet. Mas… como escolher um site de encontros? Quais são as plataformas mais confiáveis para conhecer novas pessoas? Quais dão mais garantias de não ser enganado(a)?

Conheça as nossa dicas!

1. Pesquise

Se é um novato(a) nesta matéria, aconselhe-se com amigos que já tenham usado estes serviços. Se é um assunto que quer manter em privado, pode simplesmente pesquisar informação na Internet sobre como escolher um site de encontros. Em primeiro lugar deve pesquisar pelo tipo de serviço que vai ao encontro das suas necessidades: amizade, encontro romântico, casual… Depois deve conferir, site a site, algumas das características que qualquer utilizador deve ter em consideração ao escolher um site de encontros. São elas:

- Privacidade. Como medida de segurança, alguns dos seus dados pessoais não serão divulgados aos outros membros na maior parte dos serviços de encontros online. Obtenha toda a informação possível sobre o assunto, lendo a política de privacidade de cada site, particularmente se não pretende divulgar alguns aspetos do seu perfil.

- Serviço de chat e mensagens. Normalmente todos os sites de encontros permitem o envio de mensagens instantâneas por chat sem ter necessidade de divulgar o seu endereço de email. Verifique!

- Informações de estatísticas. Sites de encontros costumam permitir a identificação das pessoas que enviam mensagens, veem o seu perfil ou marcam a sua página pessoal. Conheça as formas disponíveis para perceber quem pode estar interessado(a) em si, e vice-versa.

- Encontros na sua localidade. Se efetivamente pretende conhecer alguém pessoalmente (e o objetivo final é esse) convém pesquisar por sites que categorizem as pessoas (também) pela localização.

2. Teste

Sem medos! Inscreva-se em mais do que um site de encontros para melhor os comparar. Normalmente eles oferecem perfis e testes gratuitos, para que os utilizadores possam perceber como funcionam. Deve aproveitar essa fase de teste como uma das etapas na resposta à sua dúvida sobre como escolher um site de encontros, mas não se esqueça que provavelmente nem todas as funções estarão disponíveis gratuitamente. Nalguns casos, somente após a inscrição e pagamento de planos é que terá acesso a toda a plataforma.

Depois de testar durante uma ou duas semanas, vai ver que inconscientemente já elegeu o seu site preferido e que nem se recorda das passwords de acesso aos outros!

3. Analise perfis

Veja alguns perfis em sites de encontros, antes de escolher. Se vir fotografias e descrições de pessoas “normais”, daquelas com que se cruza todos os dias, pode confiar. Mas se vir fotos de autênticas ou autênticos modelos fotográficos que querem falar precisamente consigo… pense duas vezes! Eis um sinal de que o site não é dos mais honestos e está a manipulá-lo(a).

4. Verifique a dimensão e proporção de homens e mulheres

Não dê crédito a sites que alegam ter a mesma percentagem de homens e mulheres. Deve ser mentira. Tanto em Portugal como no resto do sul da Europa, há mais homens interessados em se inscrever neste tipo de sites do que mulheres. Se quer perceber se o site o está a ludibriar e pretende saber quantos perfis existem realmente e quantos pertencem a mulheres versus homens, basta utilizar a funcionalidade de pesquisa com filtros por género e idade. Foi assim que o blog Sites-Encontros, que avalia e compara sites, classificou como melhores sites do género o Felizes.pt, Metic e Kroow (veja a comparação completa aqui!). Outros aspeto a dar atenção é o número de utilizadores ativos, que não devem ser confundidos com o número de registos. O que lhe interessa para encontra um par é um grande número de utilizadores ativos, aqueles que andam por lá todos os dias.

5. Leia as avaliações de outros utilizadores

Leia os testemunhos de outros utilizadores antes de se inscrever num site de encontros. Pesquise na Internet por comparações entre os diversos serviços para perceber como estão a ser classificados, usando o Dating Websites.pt ou outro comparador.

6. Faça contas

Mais dicas sobre como escolher um site de encontros? Há sites gratuitos e outros com subscrição (pagos). Normalmente a inscrição ou registo no site não tem custos, mas depois para usufruir do serviço terá de pagar. Ambos os modelos podem ser excelentes alternativas, dependendo dos seus propósitos, mas efetivamente em sites pagos tem mais garantias de que vai disfrutar de um bom serviço, membros selecionados, apoio ao utilizador, etc. Mas quando se registar no site tenha atenção à modalidade de pagamento e às condições que oferecem. A maioria dos sites deixam cancelar a subscrição sem qualquer tipo de fidelidade ou comissão, não seja enganado(a)!


Como escolher um site de encontros?

Pesquisando, experimentando, testando… Fique com as dicas e os alertas e não perca a motivação perante tanta oferta no mercado. É o sinal claro de que os sites de relacionamentos são uma excelente forma de conhecer pessoas, fazer amigos. E da amizade ao amor é um pulinho! Força!


Um comentário

  • Maria 27 nov 2018, às 14:23

    Boa tarde, Estou à procura de encontrar alguém sério para passear e namorar. Moro na Figueira da Foz.

Comente o artigo

Campos obrigatórios *